Ética em pesquisas na Educação Infantil

(re)conhecimentos da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45658

Palavras-chave:

educação infantil, pesquisas, ética, docência

Resumo

Este estudo focaliza abordagens à docência em pesquisas com atenção às perspectivas (com seus procedimentos e instrumentos) de interação com os/ as profissionais e seu trabalho na Educação Infantil. Com referenciais teórico- -metodológicos bakhtinianos (em especial nas observações sobre as ciências humanas), tem como objetivo conectar três dimensões ligadas ao contexto dos desafios implicados com o reconhecimento do trabalho docente, aos princípios e às normativas referentes à ética em pesquisa e às estratégias de ação dirigidas à interação com a docência. Em diálogo com um grupo de pesquisas selecionadas, como resultados destaca-se a complexidade das discussões sobre produção de conhecimentos (com)partilhados entre pesquisadores e docentes no contexto do trabalho institucional. Com isso, problematiza-se as (in)visibilidades de autoria, em suas interfaces com a produção de (re)conhecimento social, no horizonte do direito à formação articulado à afirmação dos/as docentes e de seu trabalho (com e por suas próprias vozes) no bojo da luta pela expansão e qualificação da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutorado em Educação (UFF), mestrado em Educação e Licenciatura Plena em Pedagogia (UFES), coordenadora do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae/UFES), coordenadora do GT07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos) da ANPEd (Gestão 2016-2019) e professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação (UFES). Bolsista Pesquisador Capixaba (Edital FAPES n.º 22/2023: projeto 2024-2027) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Pós-Doutorado em Gestão da Política Pública (USP), doutora em Estudos da Criança (UMinho – Portugal), mestre em Educação Infantil e pedagoga (UFSC), professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação (UFPR) e na Linha de Educação e Infância (UFSC). Vice-presidente Sul da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e coordenadora do GT07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos) da mesma associação (Gestão 2020-2021).

Dilza Côco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutorado e mestrado em Educação (UFES) e licenciatura plena em Pedagogia (UFES), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem/IFES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (Gepape/USP).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação Física (UEM/UEL-PR), doutor em Educação Física (Universidade Gama Filho), mestre em Psicologia da Educação (PUC/ SP), especialista em Educação Física Escolar (UFES), licenciatura plena em Educação Física (UFES), professor do Departamento de Ginástica e do Programa de PósGraduação em Educação Física (UFES), coordenador do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e Seus Fazeres (NAIF/UFES) e coordenador adjunto do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (UFES). Bolsista Pesquisador Capixaba (Edital FAPES n.º 22/2023: projeto 2024-2027) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Côco, V., Scalabrin Coutinho, A., Côco, D., & da Silva Mello, A. (2024). Ética em pesquisas na Educação Infantil: (re)conhecimentos da docência. Educação, 47(1), e45658. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45658

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa em Educação: métodos e perspectivas de pesquisas na Educação Infantil

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