Ética em pesquisas na Educação Infantil
(re)conhecimentos da docência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45658Palavras-chave:
educação infantil, pesquisas, ética, docênciaResumo
Este estudo focaliza abordagens à docência em pesquisas com atenção às perspectivas (com seus procedimentos e instrumentos) de interação com os/ as profissionais e seu trabalho na Educação Infantil. Com referenciais teórico- -metodológicos bakhtinianos (em especial nas observações sobre as ciências humanas), tem como objetivo conectar três dimensões ligadas ao contexto dos desafios implicados com o reconhecimento do trabalho docente, aos princípios e às normativas referentes à ética em pesquisa e às estratégias de ação dirigidas à interação com a docência. Em diálogo com um grupo de pesquisas selecionadas, como resultados destaca-se a complexidade das discussões sobre produção de conhecimentos (com)partilhados entre pesquisadores e docentes no contexto do trabalho institucional. Com isso, problematiza-se as (in)visibilidades de autoria, em suas interfaces com a produção de (re)conhecimento social, no horizonte do direito à formação articulado à afirmação dos/as docentes e de seu trabalho (com e por suas próprias vozes) no bojo da luta pela expansão e qualificação da Educação Infantil.
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