Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem

Autores

  • Lisiane Sias Manke Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.28677

Palavras-chave:

Práticas de leitura. Aulas de História. Formação leitora.

Resumo

O artigo objetiva discutir as práticas de leitura realizadas em aulas de História, indicando para o predomínio de um suporte de leitura em especial: o livro didático. O texto analisa ainda, possibilidades de ensino-aprendizagem que contribuam para promover a competência leitora dos estudantes. Para dar conta de tal proposta, consideramos os dados empíricos coletados a partir de observações de cunho etnográfico em duas turmas de 9º ano, à luz dos estudos que se ocupam em compreender a leitura enquanto prática cultural, que resulta da experiência social de leitores ativos. As aulas observadas possibilitam entender e problematizar a forma como a escola promove (ou não) meios para desenvolver a competência leitora.

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Biografia do Autor

Lisiane Sias Manke, Universidade Federal de Pelotas

Professoara do Departamento de História e do PPGH da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História, com mestrado e doutorado em Educação pela UFPel. Realizou estágio de pós-doc (CNPQ) na Universidade Federal de Minas Gerais, no PPGE/FaE.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Manke, L. S. (2019). Leitura em aulas de História: práticas e possibilidades de ensino-aprendizagem. Educação, 42(2), 287–297. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.28677

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