Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816Palavras-chave:
Método didático Cuisenaire. Matemática Moderna. Formação de professores. Normalistas.Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre os saberes para ensinar matemática no ensino primário sistematizados em manuais pedagógicos que circularam em diferentes estados do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Particularmente, toma-se como foco o ensino de números e operações pelo método Cuisenaire. Nesse período se disseminaram propostas inovadoras relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna. O texto orienta-se em torno do questionamento sobre a sistematização de saberes para ensinar matemática na perspectiva da Matemática Moderna, que se apresentava como referência para professores e normalistas, materializada em manuais pedagógicos. Esses saberes sistematizados, que dizem respeito à matemática para ensinar, um amálgama de conteúdo e métodos, uma criação voltada ao ensinoprimário, se constituem elementos de “profissionalidade” para professores primários. Assim, a “profissionalidade”é marcada pelo exercício de teorização pedagógica e didática que conduz a uma formalização da própria prática.
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