Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816

Palavras-chave:

Método didático Cuisenaire. Matemática Moderna. Formação de professores. Normalistas.

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes para ensinar matemática no ensino primário sistematizados em manuais pedagógicos que circularam em diferentes estados do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Particularmente, toma-se como foco o ensino de números e operações pelo método Cuisenaire. Nesse período se disseminaram propostas inovadoras relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna. O texto orienta-se em torno do questionamento sobre a sistematização de saberes para ensinar matemática na perspectiva da Matemática Moderna, que se apresentava como referência para professores e normalistas, materializada em manuais pedagógicos. Esses saberes sistematizados, que dizem respeito à matemática para ensinar, um amálgama de conteúdo e métodos, uma criação voltada ao ensinoprimário, se constituem elementos de “profissionalidade” para professores primários. Assim, a “profissionalidade”é marcada pelo exercício de teorização pedagógica e didática que conduz a uma formalização da própria prática.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Matemática e Programa de Pós-graduação em Educação Matemática UFJF

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

de Oliveira, M. C. A. (2019). Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes. Educação, 42(2), 257–263. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal