A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830Palavras-chave:
História do ensino da matemática. Ensino profissional. Ensino primário. Escolas normais. Formação de professores.Resumo
Desde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1o grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2o grau, e, entre 1911 e 1926, um 3o grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, emparticular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.
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