v. 37 n. 2 (2014)

Editorial

  • Editorial

    Nadja Hermann
    150-151
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.18341

Outros Temas

  • Competência, oralidade e escrita

    Alain Pierrot
    251-262
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.17961
  • A África nos filmes infantis: uma análise de Madagascar

    Maria Carolina da Silva Caldeira
    317-324
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16445
  • Aristóteles e a práxis: uma filosofia do movimento

    Lílian de Aragão Bastos do Valle
    263-277
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.15563
  • Bullying nas escolas: a metodologia dos círculos restaurativos

    Andréia Mendes dos Santos, Patricia Krieger Grossi, Patricia Teresinha Scherer
    278-287
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.14495
  • Educação feminina no século XIX: aproximações entre Honoré de Balzac e Norbert Elias

    Terezinha Oliveira, Sandra Regina Franchi Rubim
    307-316
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13845
  • O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores

    Maria Inês Marcondes, Maria Assunção Flores
    297-306
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331
  • Reconfigurações do saber científico e implicações para o ensino superior

    José Valdinei Albuquerque Miranda, Gilcilene Dias da Costa
    288-296
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13185

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local

  • Apresentação

    Donaldo Bello de Souza
    155-157
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.18342
  • O presente e o passado dos planos: a necessidade de aprendizagem com o compasso da/na história

    Candido Alberto Gomes, Wellington Ferreira de Jesus, Carlos Ângelo Meneses de Sousa, Clélia de Freitas Capanema
    158-166
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16340
  • Planejamento e participação: os eventos nacionais na área da educação após a Constituição de 1988

    Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Maria Rosimary Soares dos Santos
    167-179
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16341
  • Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões

    Vera Maria Vidal Peroni, Maria Luiza Rodrigues Flores
    180-189
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342
  • Fragilidades e desafios do financiamento em planos de educação

    Nicholas Davies
    190-200
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16343
  • Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco

    Márcia Angela Aguiar
    201-209
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16344
  • Planos Municipais de Educação de regiões metropolitanas: análise de fontes oficiais

    Angela Maria Martins, Cláudia Oliveira Pimenta
    210-217
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16345
  • Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade

    Donaldo Bello de Souza, Alzira Batalha Alcântara, Maria Celi Chaves Vasconcelos
    218-231
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16432
  • As Cartas Educativas em Portugal: conceção, implementação e monitorização

    Dora Fonseca de Castro, Luís Rothes
    232-238
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16433
  • Os planos municipais de educação: entre a recentralização e as regulações locais

    Jorge Martins
    239-247
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16434