Planos Municipais de Educação de regiões metropolitanas: análise de fontes oficiais

Autores

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Cláudia Oliveira Pimenta Fundação Carlos Chagas (FCC)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16345

Palavras-chave:

Políticas de educação. Gestão municipal da educação. Planos Municipais de Educação.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os Planos Municipais de Educação de 20 municípios paulistas. O estudo levantou, sistematizou e classificou os documentos em pauta, no âmbito de investigação maior que buscou identificar e discutir, originalmente, a capacidade institucional de municípios paulistas na gestão da educação básica. Tendo em vista a relevância de se examinar elementos textuais de Planos Municipais de Educação já elaborados e aprovados por Lei, a pesquisa partiu do pressuposto que os mesmos são fontes relevantes para se examinar potencialidades e limites de municípios na elaboração de diretrizes políticas públicas para a educação, institucionalizando-as em instrumentos de planejamento. Neste texto, especificamente, serão exploradas as características textuais dos Planos Municipais de Educação, com o intuito de identificar ideias e noções registradas nos documentos, com foco nas dimensões de gestão da rede física e gestão de processos.

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Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP, Brasil) e Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Martins, A. M., & Pimenta, C. O. (2014). Planos Municipais de Educação de regiões metropolitanas: análise de fontes oficiais. Educação, 37(2), 210–217. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16345

Edição

Seção

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local