Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16344Palavras-chave:
Educação e políticas educacionais da educação básica. Gestão da educação. Planejamento educacional e participação. Planos e projetos educacionais. Fóruns Itinerantes de Educação.Resumo
À luz do debate sobre a educação escolar como um direito social básico, e da escola como um espaço de formação e exercício de cidadania, o texto analisa o processo participativo de construção do plano estadual de educação de Pernambuco, no período de 1987 a 1990. Tal processo envolveu as municipalidades e setores organizados da sociedade política e da sociedade civil na busca do estabelecimento de uma política educacional capaz de favorecer a elevação do padrão de escolaridade da população e de contribuir para a instauração de formas colegiadas de gestão no sistema de ensino e nas escolas estaduais. O texto ressalta aspectos relevantes desta experiência que demarcam com nitidez as diferenças entre as formas de gestão escolar numa perspectiva democrática e aquelas que se pautam no ideário da competitividade e do ranqueamento entre as unidades escolares e as redes de ensino.Downloads
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