Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco

Autores

  • Márcia Angela Aguiar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16344

Palavras-chave:

Educação e políticas educacionais da educação básica. Gestão da educação. Planejamento educacional e participação. Planos e projetos educacionais. Fóruns Itinerantes de Educação.

Resumo

À luz do debate sobre a educação escolar como um direito social básico, e da escola como um espaço de formação e exercício de cidadania, o texto analisa o processo participativo de construção do plano estadual de educação de Pernambuco, no período de 1987 a 1990. Tal processo envolveu as municipalidades e setores organizados da sociedade política e da sociedade civil na busca do estabelecimento de uma política educacional capaz de favorecer a elevação do padrão de escolaridade da população e de contribuir para a instauração de formas colegiadas de gestão no sistema de ensino e nas escolas estaduais. O texto ressalta aspectos relevantes desta experiência que demarcam com nitidez as diferenças entre as formas de gestão escolar numa perspectiva democrática e aquelas que se pautam no ideário da competitividade e do ranqueamento entre as unidades escolares e as redes de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Angela Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.

Referências

ANTUNES, Ana Maria de Cerqueira. A propósito do financiamento da educação pública. In: WEBER, Silke

(Org.). Democratização, educação e cidadania: caminho do Governo Arraes (1987-1990). São Paulo: Cortez, 1991. p.119-142.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

MARANGONI, Gilberto. Anos 1980, década perdida ou

ganha? In: Desafios do Desenvolvimento, Brasília: IPEA,

ano 10, n. 79, jun. 2009, p. 56-63. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/images/stories/PDFs/desafios072_completa.pdf

MENEZES, Marília Gabriela. Contribuições de Paulo Freire para as políticas e práticas curriculares nos sistemas de ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

NUNES DA SILVA, Itamar. Democracia e cidadania: um estudo da relação política do Estado com a sociedade civil no Governo Popular de Pernambuco. O caso dos trabalhadores em educação. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1993.

OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de. Conteúdo do Planejamento: uma questão relevante. In: WEBER, Silke (Org.). Democratização, educação e cidadania: caminho

do Governo Arraes (1987-1990). São Paulo: Cortez, 1991, p. 103-118.

OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de et al. (Org.). Continuidades e Descontinuidades das políticas de educação básica: o caso de Pernambuco. Recife: Editora Universitária, UFPE, 2006.

PERNAMBUCO. Plano Estadual de Educação, 1988/1991. Coord. e redação – S. Weber, M. G. C. de Oliveira e M. A. S. Aguiar. Secretaria de Educação. Recife: Inojosa, 1988.

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola – o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1985.

SAMPAIO, Maria Cristina Hennes; FERREIRA, Rosilda Arruda. Democratização, cidadania e transformações: as utopias do Governo Arraes. João Pessoa: UFPB: Universitária, Recife: UFPE: Universitária, 1996.

SILVA, Angela Maria Monteiro da. Planejamento educacional e democratização: um estudo dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco no Governo Arraes (1987-1990). 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1996.

WEBER, Silke (Org.). Democratização, educação e cida-

dania: caminho do Governo Arraes (1987-1990). São Paulo: Cortez, 1991.

VELLOSO, Jacques. Prefácio. In: WEBER, Silke (Org.). Democratização, educação e cidadania: caminho do

Governo Arraes (1987-1990). São Paulo: Cortez, 1991.

p. 7-12.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

Aguiar, M. A. (2014). Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco. Educação, 37(2), 201–209. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16344

Edição

Seção

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local