Os planos municipais de educação: entre a recentralização e as regulações locais

Autores

  • Jorge Martins Universidade Lusófona do Porto (ULP) / Universidade do Porto (UP)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16434

Palavras-chave:

Municipalismo educativo. Plano municipal de educação. Regulação local. Recentralização educacional.

Resumo

No contexto de um novo quadro de descentralização educativa, e tendo como objecto de reflexão os manuais de gestão educativa municipal, onde são patentes as escolhas feitas pelos autarcas relativamente aos objectivos do planeamento estratégico e aos processos de gestão educacional num determinado conjunto de municípios portugueses, este texto procura caracterizar a dialética estabelecida entre as políticas educativas nacionais e as locais e identificar os principais pontos de homogeneidade e de heterogeneidade das respectivas políticas. Conclui que os planos educativos municipais são muito influenciados pela agenda nacional e pela descentralização contratualizada que o governo apresentou aos municípios recentemente, por meio dos contratos de execução. Estes, embora não tenham sido aceites por todas as câmaras, acabaram por influenciar o municipalismo educativo, cumprindo assim o seu primordial papel regulador e recentralizador.

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Biografia do Autor

Jorge Martins, Universidade Lusófona do Porto (ULP) / Universidade do Porto (UP)

Doutor em Educação pela Universidade do Porto (Porto, Portugual) e Professor na Universidade do Porto (Porto, Portugual).

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Martins, J. (2014). Os planos municipais de educação: entre a recentralização e as regulações locais. Educação, 37(2), 239–247. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16434

Edição

Seção

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local