Educação feminina no século XIX: aproximações entre Honoré de Balzac e Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13845Palavras-chave:
Educação feminina. Literatura. Civilização.Resumo
Nesse texto faremos aproximações entre a literatura de Honoré de Balzac Memórias de Duas Jovens Esposas (1841) e a obra de Norbert Elias O Processo Civilizador (1939). Refletiremos sobre mudanças de comportamentos nas relações sociais entre a Nobreza de Espada e a Nobreza de Toga, na sociedade francesa do século XIX. Por meio do método histórico-social destacaremos alguns aspectos da educação feminina requerida nessa época. Em virtude dessas reflexões sobre as transformações nos comportamentos sociais, o conceito de ‘humanização’ presente em Aristóteles na Ética a Nicômaco e de Antonio Candido na obra Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária torna-se essencial para nossa abordagem, já que entendemos que as mudanças sociais ocorrem na história, em decorrências das ações das pessoas.
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