Tecnologias digitais na educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.27674Palavras-chave:
Digital technologies. Education for a global citizenship. Teaching and learning processResumo
O presente estudo objetivou investigar as contribuições das tecnologias digitais para a educação para a cidadania global. Há um entendimento de que essa cidadania diz respeito a um pertencimento a uma comunidade mais ampla, à humanidade como um todo. Além de competências, habilidades e conhecimentos cognitivos, surge a necessidade de uma educação que contribua para a resolução de desafios globais, que promova o respeito mútuo. Nesse sentido, evidencia-se que as tecnologias digitais se fazem presente em nossas vidas e o uso das mesmas pode vir a contribuir significativamente no contexto educacional, de modo a facilitar e qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento da educação para a cidadania global. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online, sendo que a análise dos dados está apoiada nos princípios da análise textual discursiva. Com este estudo, foi possível constatar que é importante que os docentes encontrem formas de integrar as tecnologias aos procedimentos metodológicos adequados para que os estudantes sintam-se motivados, tenham mais iniciativa, explorem novas possibilidades, oportunizando-os a construir os seus conhecimentos ao longo do processo educativo. Percebemos que, embora, em alguns casos, os participantes da pesquisa não afirmem que a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da educação para cidadania global, em suas experiências foi possível evidenciar a presença de aspectos relacionados à promoção do pensamento crítico, da formação de valores, do diálogo, características estas preconizadas pela Pedagogia da Educação para Cidadania Global.Downloads
Referências
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).
BRASIL. MDE; SEB, DICEI. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
MORAN, José Manuel. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 2, p. 347-356, maio/ago. 2009.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
NASCIMENTO, Maria Letícia. Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup. In: Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1(64), p. 199-211, jan./abr. 2011.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.
SANTOS, Pricila Kohls dos; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Trajetórias personalizáveis como estratégia para diminuir o abandono estudantil na Educação Superior a Distância/Customizable trajectories as a strategy to reduce student dropout in Higher Distance Education. Revista Internacional de Aprendizaje en la Educación Superior, v. 4, n. 1, 2017.
UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.