Internacionalização da educação superior: uma análise comparativa documental entre duas instituições privadas e comunitarias da região sul do Brasil

  • Alexandre Anselmo Guilherme Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Dirce Hechler Herbertz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: educação superior, internacionalização, projeto político institucional, planejamento estratégico.

Resumo

Este estudo apresenta a análise documental sobre o processo de internacionalização da Educação Superior em duas universidades privadas e comunitárias, uma do RS e outra do PR, ambas sem fins lucrativos, tendo sua confessionalidade baseada nos princípios Maristas: a PUCRS e a PUCPR. O objetivo foi analisar a importância das relações entre o processo de internacionalização da educação superior e os princípios que fundamentam os Projetos Políticos Institucionais utilizando o referencial teórico de Audy (2006) e Morosini (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na medida em que se reflete sobre as políticas internas, os dados apresentados e quantitativa ao trazermos para a discussão dados numéricos das referidas instituições no âmbito nacional e internacional. A fonte de dados foram os documentos institucionais como o Plano Estratégico – PE e o Plano Pedagógico Institucional – PPI; dados do CNPq, CAPES, RUF, The Times e QS. Como resultados desta pesquisa, pode-se apontar para um redimensionamento das organizações institucionais da Educação Superior no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, a um projeto global de desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Dirce Hechler Herbertz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda em Educação - Bolsista CAPES

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Publicado
2016-12-31
Como Citar
Guilherme, A. A., Herbertz, D. H., & Morosini, M. C. (2016). Internacionalização da educação superior: uma análise comparativa documental entre duas instituições privadas e comunitarias da região sul do Brasil. Educação Por Escrito, 7(2), 138-157. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24583