Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores devem, obrigatoriamente, a verificar a conformidade da submissão em relação à adesão ao foco e escopo da revista e às políticas de sessão, além de atender a todos os itens listados nas Diretrizes para Autores. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Antes de submeter o manuscrito, os autores deverão garantir que atendem aos seguintes critérios:

Condições para Submissão

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os textos devem ser enviados em formato digital, preferencialmente em MS-Word (.doc e .docx).
  • Todas as URLs para as referências são informadas e levam à obra referida.
  • É desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos os autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos.
  • Com exceção da Folha de Identificação, todos os arquivos submetidos estão devidamente desidentificados, sendo removidas das propriedades do documento quaisquer informações referentes à autoria.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Ao submeter um texto, o autor concomitantemente declara aceitar todos os termos e condições da revista e cede seus direitos autorais à Educação por Escrito, tomando inclusive ciência de que ele circulará livre e gratuitamente, em versão digital. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica; estes são de total responsabilidade de seus autores. Os editores se reservam o direito de fazer alterações de forma, a fim de garantir a correção gramatical, a clareza e o respeito aos padrões da publicação, respeitado o conteúdo do texto.
  • Por exigência da CAPES, todos/as os/as autores/as devem, obrigatoriamente, informar seu ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) no ato de submissão. É fundamental que, após realizar sua inscrição no ORCID, todos os autores acessem seus cadastros no portal da revista com seus dados de login e senha, e insiram as informações nos campos específicos.

Diretrizes para Autores

A revista eletrônica Educação Por Escrito recebe contribuições científicas inéditas e originais, preferencialmente com base em trabalhos de pesquisa, na forma de artigos, artigos especiais (de autores convidados para composição de volumes extraordinários e/ou dossiês temáticos) resenhas, traduções e entrevistas. As colaborações devem atender aos critérios próprios a uma publicação acadêmica, de conteúdo não normativo, e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio.

1. Definições

Segundo as políticas de sessão da revista, para fins de publicação são considerados:

  • Artigo: contribuição no formato de texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original e relevante. Pode ser assinado por mais de um autor.
  • Artigo especial:contribuição no formato de texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original e relevante, dentro de um conjunto temático destacado, objeto de um volume especial ou dossiê. Pode ser assinado por mais de um autor.
    • Volume Extraordinário:A revista publica, de forma eventual, volumes extraordinários temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito tanto por iniciativa do editor quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas, pelo tipo de conteúdo associado a um evento ou outra situação não rotineira que interfira na agenda da publicação. O recebimento de contribuições para composição de volume extraordinário é especificado a cada ocorrência. O volume extraordinário poderá contar com a colaboração de editor especial relacionado à temática, e seus textos serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista - exceto em casos de autores especificamente convidados. Estes últimos serão avaliados conjuntamente pelo editor, pela Comissão Editorial e pelo editor especial, quando houver.
    • Dossiê: a revista publica, de forma eventual, dossiês temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito tanto por iniciativa do editor quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas. As propostas de dossiês são recebidas em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e avaliadas pelo editor e pela Comissão Editorial. Um dossiê é um conjunto de artigos sobre um mesmo tema apresentados juntos para avaliação e publicação na mesma edição. Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o organizador, mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pelo editor – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.
  • Resenha: contribuição no formato de texto crítico, analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) da área temática concernente à revista, publicadas há não mais de um ano (se brasileira) ou dois anos (se estrangeira) da data de submissão. Deve ser assinada por apenas um autor.
  • Tradução: contribuição na forma de versão em português de texto de outro autor ou do próprio contribuinte, produzido originalmente em idioma diferente do português. Podem ser traduzidos artigos e capítulos de livros, desde que devidamente autorizados por seus autores e/ou detentores de direitos. As traduções podem ser assinadas por mais de um autor.
  • Entrevista: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas, com respondente reconhecido por seu trabalho nas áreas temáticas de foco e escopo da revista. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor, que necessariamente deve ter a autorização expressa do entrevistado para a publicação.

2. Idioma

A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês.

  • Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês.
  • Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês.
  • Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.

3. Arquivos a serem submetidos

Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos:

  • Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas atualzizadas da ABNT - Regras Gerais. Deve conter os elementos necessários conforme a sessão a que se vincula:
    • Artigo e artigo especial: título e título em idiomas estrangeiros; resumo e resumos em idiomas estrangeiros; palavras-chave e palavras-chave em idiomas estrangeiros; conteúdo do artigo; referências.
    • Resenha: referência completa da obra resenhada, conteúdo da resenha, referências.
    • Tradução: título original e traduzido; referência ao autor da obra traduzida; conteúdo da tradução; referências da obra traduzida; eventuais referências da tradução.
    • Entrevista: título e título em idiomas estrangeiros; breve apresentação do entrevistado; conteúdo da entrevista; referências da entrevista.
  • Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as seguintes informações sobre cada autor:
    • nome completo com a grafia correta;
    • ORCID (ver: orcid.org);
    • afiliação: instituição, cidade, estado e país;
    • e-mail; endereço postal físico completo, preferencialmente institucional;
    • fonte de financiamento da pesquisa (se houver);
    • formação: grau, área e instituição;
  • Documentos suplementares (opcional): em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido. Imagens devem ser apresentadas preferentemente no formato JPEG (com 300 dpi de resolução).

4. Autoria

A revista admite a submissão de textos de até três autores de artigos, artigos especiais e entrevistas, devendo ao menos um deles ter o título de doutor. A submissão de resenhas e traduções é admitida para um único autor, com título de doutor.

5. Padrões gerais de formatação

Com relação à forma, as submissões devem atender à seguinte padronização:

  • Formato da folha: tamanho A4; orientação em retrato, com margens superior e à esquerda de 3 cm, e inferior e à direita de 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 pontos para título do artigo, resumos, palavras-chave, títulos e subtítulos de segmentos, corpo do texto e referências; tamanho 10 pontos para citações diretas longas, títulos de gráficos, figuras ou tabelas, fontes de gráficos, figuras ou tabelas, notas de rodapé, conteúdo de gráficos, figuras ou tabelas;
  • Alinhamento: centralizado para títulos do artigo e títulos de gráficos, figuras ou tabelas; justificado para resumos, palavras-chave, títulos e subtítulos de segmentos, corpo do texto e notas de rodapé; à esquerda para referências;
  • Espacejamento: simples para títulos do artigo e títulos de gráficos, figuras ou tabelas, resumos, palavras-chave, notas de rodapé, citações longas e referências;
  • Recuos: especial de primeira linha com 1,25 cm para inícios de parágrafos no corpo de texto, exceto em citações longas;
  • Espaço depois: de 12 pontos, apenas para as referências;

6. Extensão:

  • Artigos e Artigos especiais: no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar;
  • Resenhas: no mínimo 5 e no máximo 10 páginas, inclusive os que estiverem em documento suplementar;
  • Entrevistas e traduções: no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.

Sessão Livre

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