O programa de bolsas de incentivo à docência (PIBID) e a abordagem do ciclo das políticas: estabelecendo relações entre a formação de professores, a universidade e o contexto emergente

Autores

  • Michele Martelet Pontifícia Universidade Católica do RS - PUCRS
  • Marília Costa Morosini PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17767

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação superior. Ciclo de políticas. PIBID. Contexto emergente.

Resumo

As discussões sobre a formação de professores, o processo de internacionalização dessas políticas e o contexto em que apresenta-se a Educação Superior vêm sugerindo novos rumos para essas temáticas em nível local/nacional/global. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sobre o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), promovendo uma aproximação com a abordagem do ciclo de Políticas e com as possíveis relações que ora surgem envolvendo essa política de formação de professores, a universidade e o contexto emergente. A relevância deste trabalho constitui-se a partir da abordagem do ciclo das políticas proposta por Ball e Bowe (1992), presente em Mainardes (2006), na tentativa de compreendermos com maior clareza as questões que envolvem o lócus de funcionamento do referido Programa, as novas diretrizes para as políticas públicas educacionais e a Educação Superior e, mais especificamente, o papel da universidade como instituição capaz de corroborar novas perspectivas, por meio de suas ações, para a educação no contexto emergente.

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Martelet, M., & Morosini, M. C. (2015). O programa de bolsas de incentivo à docência (PIBID) e a abordagem do ciclo das políticas: estabelecendo relações entre a formação de professores, a universidade e o contexto emergente. Educação Por Escrito, 6(1), 68–80. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17767

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