Hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula: analisando potencialidades e limites das tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31507Palavras-chave:
Hibridismo tecnológico, Construção do conhecimento, Algoritmos, Tecnologias.Resumo
O presente artigo explora o conceito de hibridismo tecnológico no cotidiano da sala de aula mediante potencialidades e limites das tecnologias analógicas (caneta e papel) e digitais (VisuAlg, Scratch e Kit Lego), no âmbito da dissertação intitulada A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no IFRS, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”. O estudo caracterizou-se como sendo do tipo estudo de caso e tem como fundamentação teórica os pressupostos da epistemologia genética de Jean Piaget. Os dados coletados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Para a coleta dos dados empíricos, foram apresentadas tecnologias analógicas e digitais, as quais serviram de base tecnológica para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos na disciplina de “Lógica de Programação”. O contexto do hibridismo tecnológico potencializou a construção do conhecimento de algoritmos, sobretudo pela pluralidade de representação do conhecimento, contemplando variadas estratégias e linguagens para a aprendizagem, oportunizando o protagonismo no sujeito e atribuindo significado ao conhecimento.
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