Identidade e Educação sob a ótica de Habermas e Mead: construíndo o estado de conhecimento de uma tese
Resumo
O tema deste artigo versa sobre a construção da identidade pessoal em contextos simbólicos, mediante processos formativos. Temos como objetivo principal, apresentar uma possibilidade de estado de conhecimento para uma tese a partir do tema enunciado. Buscamos averiguar a relação existente entre os processos de construção da identidade e a educação a partir dos aportes teóricos de Habermas e de Mead, respeitando a hipótese de que a formação da identidade pressupõe processos contínuos de inserção social e cultural. Para tal, recorremos à produção teórica existente no Banco de Teses da CAPES, a artigos publicados no GT-17 da ANPED e a periódicos internacionais, através de leitura flutuante e de análise das fontes que se enquadram na delimitação temática. Percebemos que a produção nacional acerca do tema mencionado é exígua se comparada à produção existente em língua inglesa. Desse modo, entendemos que este tema, como aqui delimitado, foi pouco abordado até o momento, merecendo melhor aprofundamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.