A reforma do ensino médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física

O contexto da produção do texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43681

Palavras-chave:

política educacional, ensino médio, Educação Física

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar o contexto da produção de texto do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), etapa do ensino médio, assim como as implicações do documento para o ensino da Educação Física. É uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Utilizamos a abordagem do ciclo de políticas, de Stephen Ball, para compreendermos melhor o processo de elaboração da nova política educacional do Estado da Bahia para a última etapa da educação básica. Constatamos que o DCRB, em consonância com a política educacional nacional, apresenta modificações importantes para o currículo das escolas, como a flexibilização curricular, o aumento da carga horária anual, a valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros e uma forte presença do discurso empresarial para a educação. Observamos também que a redução da carga horária da Educação Física na matriz curricular implicará no aumento do trabalho docente e no processo de ensino aprendizagem, possivelmente os conteúdos da cultura corporal serão trabalhados de forma superficial, afetando a formação integral dos estudantes baianos. 

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Biografia do Autor

Luanda Nogueira Souza, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Rede Estadual de Ensino da Bahia, Boa Nova, BA, Brasil.

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, BA, Brasil; licenciada em Educação Física pela mesma instituição. Professora da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Rede Estadual de Ensino da Bahia, em Boa Nova, BA, Brasil.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutor em Educação (UNICAMP), em Campinas, SP. Brasil. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, BA, Brasil, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino.

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutora em Educação pela Univeraidade Estadual Paulista (UNESP), SP, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, BA, Brasil, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Souza, L. N., Eugenio, B., & Pereira, S. M. C. (2022). A reforma do ensino médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física: O contexto da produção do texto. Educação Por Escrito, 13(1), e43681. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43681

Edição

Seção

Artigos