A reforma do ensino médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física
O contexto da produção do texto
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43681Palavras-chave:
política educacional, ensino médio, Educação FísicaResumo
O presente artigo tem como finalidade analisar o contexto da produção de texto do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), etapa do ensino médio, assim como as implicações do documento para o ensino da Educação Física. É uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Utilizamos a abordagem do ciclo de políticas, de Stephen Ball, para compreendermos melhor o processo de elaboração da nova política educacional do Estado da Bahia para a última etapa da educação básica. Constatamos que o DCRB, em consonância com a política educacional nacional, apresenta modificações importantes para o currículo das escolas, como a flexibilização curricular, o aumento da carga horária anual, a valorização de alguns componentes curriculares em detrimento de outros e uma forte presença do discurso empresarial para a educação. Observamos também que a redução da carga horária da Educação Física na matriz curricular implicará no aumento do trabalho docente e no processo de ensino aprendizagem, possivelmente os conteúdos da cultura corporal serão trabalhados de forma superficial, afetando a formação integral dos estudantes baianos.
Downloads
Referências
BAHIA. Secretaria do Estado. Documento Base Educar para Transformar: Um pacto pela Educação. Salvador: Secretaria do Estado da Educação, 2015. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/system/files/private/midiateca/documentos/2015/documento-base-educar-para-transformar.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
BAHIA. Secretaria do Estado. Documento Orientador para Implementação do Novo Ensino Médio. Salvador: Secretaria do Estado da Educação, 2019. 28 p.
BAHIA. Secretaria do Estado. Documento Orientador para Implementação do Novo Ensino Médio. Salvador: Secretaria do Estado da Educação, 2020. 24 p.
BAHIA. Secretaria do Estado. Documento Curricular Referencial da Bahia etapa Ensino Médio. Salvador: Secretaria do Estado da Educação, 2021. (Versão Preliminar). 300 p.
BALL, Stephen J. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 35, n. 126, set./dez. 2005.
BALL, Stephen J. Vozes/Redes políticas e um currículo neoliberal global. Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 485-498, 2010.
BALL, Stephen J. What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the cultural politics of education, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 306-313, 2015.
BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n º 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm. Acesso em: 8 jun. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 8 jun. 2022.
BELTRÃO, José Arlen; TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A educação física no novo ensino médio: implicações e tendências promovidas pela reforma e pela BNCC. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 656-680, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7024. Acesso em: 6 mar. 2022.
CARNEIRO, Eudite F. A recontextualização do currículo no ensino médio: estudo de caso do ensino médio com intermediação tecnológica. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.
CORRÊA, Cintia C. M. Trabalho Docente e Reformulação Curricular: transformações, disputas e poder um estudo de caso. Curitiba: Editora CRV, 2018.
EUGENIO, Benedito. Política curricular para o ensino médio: permeabilidades entre contextos e a cultura da escola. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
FERRETTI, Celso J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 25-42, ago. 2018.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U,2020.
ORTEGA, André Randazzo; HOLLERBACH, Joana D’arc Germano. Os discursos oficiais sobre as leis 5.692/71 e 13.415/17: A defesa de uma educação a serviço do capital. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e31592, 3 nov. 2020.
SANTOS, Hanneli S.A. A recontextualização do ensino de Geografia no currículo do ensino médio no Estado da Bahia. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2021.
SOUSA, Mauricio de. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1-22, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.