Currículo em ação em uma escola particular no interior baiano

Autores

  • Benedito Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Unicamp
  • Vanusa Lima Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Unigrad

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19821

Palavras-chave:

Currículo. Escola privada. Educação por princípios.

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola privada confessional cristã, localizada no município de Vitória da Conquista. O texto focaliza a organização curricular com o propósito de analisar de que forma a educação por princípios se configura no currículo em ação desta escola. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa qualitativa que contou com observações de aulas do ensino fundamental, análise de documentos e entrevistas com docentes e coordenação. Os resultados das entrevistas e observações apontam para a compreensão de que a educação por princípios na escola se dá de forma transversal e não como uma metodologia, tal como é apregoado na proposta de organização do currículo por princípios bíblicos.

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Biografia do Autor

Benedito Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Unicamp

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vanusa Lima Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Unigrad

Graduada em Pedagogia (UESB). Coordenador Pedagogica na UNIGRAD.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Eugênio, B., & Silva, V. L. S. (2015). Currículo em ação em uma escola particular no interior baiano. Educação Por Escrito, 6(2), 327–338. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19821