Currículo em ação em uma escola particular no interior baiano
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19821Palavras-chave:
Currículo. Escola privada. Educação por princípios.Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola privada confessional cristã, localizada no município de Vitória da Conquista. O texto focaliza a organização curricular com o propósito de analisar de que forma a educação por princípios se configura no currículo em ação desta escola. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa qualitativa que contou com observações de aulas do ensino fundamental, análise de documentos e entrevistas com docentes e coordenação. Os resultados das entrevistas e observações apontam para a compreensão de que a educação por princípios na escola se dá de forma transversal e não como uma metodologia, tal como é apregoado na proposta de organização do currículo por princípios bíblicos.
Downloads
Referências
ALVES, Monica P. A educação por princípios bíblicos: um método cristão de ensinar? Anais do Congresso Internacional da
Faculdades EST. São Leopoldo, EST, 2012. p. 157-179.
ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS CRISTÃS DE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS. Disponível em: . Acesso em:
set. 2014.
BONAFÉ, Juame M.; RODRÍGUEZ, Jésus R. O currículo e o livro didático: uma dialética sempre aberta. In: SACRISTAN, J. G. (Org.).
Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
BORGES, Inez Augusto. Educação e personalidade: a dimensão sócio- histórica da educação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
ESCOLA CRISTO REIS. Projeto político pedagógico. Vitória da Conquista, 2005.
FONSECA, Selva G. O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticas. Rev. Brasileira de Est.
Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 289, p. 390-407, 2010.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
FUNDAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ AMERICANA. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2014.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Revista Pro-Posições,
Faculdade de Educação da UNICAMP, SP. v. 5, n. 3, p. 111-132, nov. 1994.
HAMILTON, D. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria e Educação, v. 6, 1992.
LAHIRE, B.; VINCENT, G.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, n. 33, 2001.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O que significa o currículo? In: ______. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre:
Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis:
Vozes, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio B. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e
culturais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.