Uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas em uma universidade comunitária do RS: contribuições para a trajetória acadêmica na graduação
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.28127Palavras-chave:
Trajetória acadêmica. Universidade. Graduação. Alunos bolsistas.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma breve síntese do perfil de alunos bolsistas matriculados nos cursos de graduação de uma universidade comunitária. Entende-se que ao conhecer tal realidade será possível contribuir para com suas trajetórias de formação. Nessa perspectiva, no decorrer do estudo, aborda-se a trajetória dos alunos bolsistas que acessam o campus universitário por meio de políticas públicas, com vistas a compreender suas estratégias para permanecer e concluir sua formação, como processo relevante para o progresso profissional. Para a construção deste estudo, recorreu-se ao aporte teórico de estudiosos como Dubar (1996; 2005), Josso (2007), Morosini (2006), Ristoff (2014) e Zabalza (2004), além do amparo legal que subsidia a existência de programas que permitem o acesso desse público à graduação. Para tanto, promoveu-se um estudo de caso (YIN, 2010) ambientado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio de uma pesquisa quantitativa (MALHOTRA, 2006) cujo instrumento utilizado foi um questionário direcionado a uma amostra representativa de alunos, a fim de quantificar as informações. A análise e a interpretação dos dados ocorreram por meio de estatísticas descritivas, de acordo com o que preconiza Malhotra (2006). Como principais resultados, elencam-se a caracterização do perfil de alunos bolsistas na universidade, os desafios e as possibilidades no decorrer da trajetória acadêmica, envolvendo majoritariamente estudantes/trabalhadores.
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