Diálogos em roda: contribuições para a formação de educadores e educandos na educação formal e não formal
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28056Palavras-chave:
Diálogos em roda, Diário, Formação de educadores/as, Educação formal, Educação não formalResumo
Este artigo resulta de uma dissertação e tem como objetivo compartilhar a metodologia utilizada, considerando suas contribuições para o campo da formação de educadores. A metodologia qualitativa, de natureza participativa, foi aplicada por meio dos diálogos em roda, realizados com o apoio de diários elaborados por todos os participantes da pesquisa: os educandos de uma turma do ensino fundamental e os educadores e educadoras de uma instituição de educação não formal. Essa proposição tem origem na experiência da pesquisadora como integrante da Roda Cultural de Leituras Freireanas, promovida por um grupo de pesquisa na universidade. Desta trilogia de rodas – na universidade, na escola e no espaço de educação não formal – resulta a compreensão acerca do potencial formativo do pensamento freireano para orientar a reflexão sobre a prática nos diálogos em roda, tendo em vista constituir processos educativos emancipatórios, tanto para os educandos quanto para os educadores e educadoras.
Downloads
Referências
BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: LiberLivro, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p. 7-22.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. São Paulo: Vila das Letras, 2006.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito viável (verbete). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 223-226.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Registro. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 355-356.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. et. al. Roda Cultural de Leituras Freireanas e a experiência do diálogo por meio dos Diários de Aula. In: RAMOS, Maria Beatriz Jacques; FARIA, Elaine Turk. Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas [recurso eletrônico]. Porto Alegre: PUCRS, 2011, 199 p. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/ebooks/pdf/978-85-397-0076-9.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MACHADO, Maria Elisabete. O diário de pesquisa como procedimento de ensinar e de aprender. Trabalho completo. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), Fortaleza, 2014, Anais. Disponível em: <http://www.uece.br/endipe2014/index.php/2015-02-26-14-09-14/search?author=808>. Acesso em: 16 out. 2017.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MACHADO, Elisabete Maria. Diálogos em roda: uma práxis pedagógica possível com a educação formal e não formal. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.