PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24494Palavras-chave:
internacionalização, Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Great North Museum, Newcastle, ecomuseologia.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a parceria estabelecida entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Newcastle University (NU) para a elaboração conjunta de uma exposição sobre Evolução. Essa aproximação entre o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) e o Great North Museum: Hancok (GNM) possibilitou uma abertura para que ambas universidades estreitassem suas relações e para a elaboração de estratégias e ações para internacionalização. Ao propor um trabalho conjunto – concepção, planejamento e troca de expertises – sobre o tema, optou-se pela utilização das coleções científicas de ambos museus para o ensino da evolução no sentido de promover uma melhor compreensão das modificações climáticas sob uma perspectiva ecomuseológica.
Downloads
Referências
BRITISH COUNCIL. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/newton-fund. Acesso em: 27 de junho de 2016.
BRITISH COUNCIL. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-skills-2015-2016. Acesso em: 27 de junho de 2016.
CAZELLI, Sibele; QUEIROZ, Glória; ALVES, Fátima; FALCÃO, Douglas; VALENTE, Maria Esther; GOUVÊA, Guaracira; COLINVAUX, Dominique. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2., 1999, Valinhos-SP. Atas... São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. p. 1-14.
DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior, globalização e democratização. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, v. 28, p. 164-173, 2005.
DUARTE, Alice. Nova museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Museologia e Patrimônio, v. 6, n. 2, p. 99-117, 2014.
FERRARO, José Luís Schifino; GIGLIO, Roberta. O Museu como espaço de transversalidade. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 333-345, 2014.
GOERGEN, Pedro. Educação superior na perspectiva do sistema e do plano nacional de educação. Educação e Sociedade, v. 31, n. 112, p. 895-917, 2010.
IANNI, Octavio. A sociedade global. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.