Abandono na Educação Superior: um estudo do tipo Estado do Conhecimento

Autores

  • Pricila Kohls dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17896

Palavras-chave:

Evasão. Permanência. Educação Superior. Educação presencial. Educação a Distância.

Resumo

Este trabalho trata de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que versa sobre a temática do Abandono na Educação Superior presencial e a distância, tendo como objetivos identificar como a evasão está sendo apresentada em pesquisas acadêmicas, verificar os critérios de medição da evasão e evidenciar políticas de permanência nas pesquisas relacionadas à evasão na Educação Superior. O levantamento de dados se deu por meio de pesquisas no Portal de Teses da CAPES e nas Reuniões Anuais da ANPED, ambos no período entre 2000 a 2012. A análise realizada aponta para a necessidade de estudos voltados para a permanência dos estudantes na Educação Superior, bem como estudos que corroborem a necessidade de um olhar mais atento para a qualidade da oferta e do comprometimento institucional e também dos estudantes para com a Educação Superior.

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Biografia do Autor

Pricila Kohls dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação do PPGEDU/PUCRS. Participante do ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação a Distância da PUCRS e bolsista CAPES/PDSE.

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

dos Santos, P. K. (2014). Abandono na Educação Superior: um estudo do tipo Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, 5(2), 240–255. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17896