Tecnologias digitais na educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global

Autores

  • Pricila Kohls dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Camila Schwanke Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karen Graziela Weber Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.27674

Palavras-chave:

Digital technologies. Education for a global citizenship. Teaching and learning process

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as contribuições das tecnologias digitais para a educação para a cidadania global. Há um entendimento de que essa cidadania diz respeito a um pertencimento a uma comunidade mais ampla, à humanidade como um todo. Além de competências, habilidades e conhecimentos cognitivos, surge a necessidade de uma educação que contribua para a resolução de desafios globais, que promova o respeito mútuo. Nesse sentido, evidencia-se que as tecnologias digitais se fazem presente em nossas vidas e o uso das mesmas pode vir a contribuir significativamente no contexto educacional, de modo a facilitar e qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento da educação para a cidadania global. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online, sendo que a análise dos dados está apoiada nos princípios da análise textual discursiva. Com este estudo, foi possível constatar que é importante que os docentes encontrem formas de integrar as tecnologias aos procedimentos metodológicos adequados para que os estudantes sintam-se motivados, tenham mais iniciativa, explorem novas possibilidades, oportunizando-os a construir os seus conhecimentos ao longo do processo educativo. Percebemos que, embora, em alguns casos, os participantes da pesquisa não afirmem que a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da educação para cidadania global, em suas experiências foi possível evidenciar a presença de aspectos relacionados à promoção do pensamento crítico, da formação de valores, do diálogo, características estas preconizadas pela Pedagogia da Educação para Cidadania Global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).

BRASIL. MDE; SEB, DICEI. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

MORAN, José Manuel. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 4, n. 2, p. 347-356, maio/ago. 2009.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

NASCIMENTO, Maria Letícia. Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup. In: Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1(64), p. 199-211, jan./abr. 2011.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

SANTOS, Pricila Kohls dos; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Trajetórias personalizáveis como estratégia para diminuir o abandono estudantil na Educação Superior a Distância/Customizable trajectories as a strategy to reduce student dropout in Higher Distance Education. Revista Internacional de Aprendizaje en la Educación Superior, v. 4, n. 1, 2017.

UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

dos Santos, P. K., Schwanke, C., & Weber Machado, K. G. (2017). Tecnologias digitais na educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global. Educação Por Escrito, 8(1), 129–145. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.27674

Edição

Seção

Artigos