v. 13 n. 1 (2020): História e literatura de mulheres nos séculos XIX e XX na América Latina

Organizadores:

Dra. Regina Kohlrausch (PUCRS - Porto Alegre, RS, Brasil)

Dra. Sara Beatriz Guardia (Universidad de San Martín de Porres, USMP - Lima, Peru)

Doutorando Luís Alberto dos Santos Paz Filho (PUCRS - Porto Alegre, RS, Brasil)

Publicado: 2020-04-08

Editorial

  • A escrita de mulheres, as mulheres na escrita: histórias de vida na literatura da América Latina

    Regina Kohlrausch, Sara Beatriz Guardia, Luís Alberto dos Santos Paz Filho
    e36816
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.36816

Artigos

  • Uma escutadeira que conta: a memória como construtora de identidade e potencializadora da escrita em Meus Desacontecimentos, de Eliane Brum

    Karine Conte de Mattos da Costa
    e34925
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34925
  • O(s) lugar(es) de Meus desacontecimentos, de Eliane Brum, na diversificada paleta da autoficção

    Jeferson de Moraes Jacques
    e35147
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35147
  • A escrita feminina em La casa de los espíritus, de Isabel Allende

    Amanda da Silva Oliveira
    e35139
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35139
  • Isabel Allende e Marcela Serrano: vozes chilenas na literatura latino-americana

    Cecil Jeanine Albert Zinani
    e34966
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34966
  • A ditadura militar brasileira e os romances As meninas e As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles

    João Pedro Rodrigues Santos
    e35137
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35137
  • As filhas dos homens e os espelhos: o olhar feminino em romances de Raquel de Queiroz e Lygia Fagundes Telles

    Marília Garcia Boldorini, Roberta Barros Meira
    e35086
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35086
  • Gracia César fora de foco: a protagonista oculta em “O inferno tão temido”, de Juan Carlos Onetti

    Renata Fonseca Wolff
    e35120
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35120
  • Memória por correspondência: as cartas da artista colombiana Emma Reyes na rememoração da infância

    Nathália Hecz Couto
    e35138
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35138
  • As biografias de Manuela Sáenz: Um embate de memórias, vozes e discursos

    Rosane Cardoso
    e35160
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35160
  • A literatura de autoria feminina no Brasil: um estudo sobre a trajetória de Francisca Júlia

    Jaqueline Ferreira Borges
    e35148
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35148
  • La escritura de Clorinda Matto y Laura Riesco: Un siglo de literatura femenina

    Sara Beatriz Guardia
    e36075
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.36075
  • Literatura colombiana afrodescendente: voz afrofeminina no poema “Negra soy” de Mary Grueso Romero

    Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior, Adrielle Sena Branco, Íris Andrade Torres
    e35143
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35143
  • Lucía Miranda, Eduarda Mansilla e Rosa Guerra: três mulheres, uma personagem e dois desejos/projetos

    Brenda Carlos de Andrade
    e34939
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34939
  • A personagem feminina em Margarida La Rocque: a ilha dos demônios, de Dinah Silveira de Queiroz

    Ana Cristina Steffen
    e35107
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35107
  • El imaginario de la nación desde el exilio en la obra y en la correspondencia de Clorinda Matto de Turner

    Fanny Arango-Keeth
    e36347
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.36347
  • De Josefina Bórquez a Jesusa Palancares: do individual ao coletivo em Hasta no verte Jesús Mío

    Mariana Marise Fernandes Leite
    e35113
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35113
  • Alfonsina Storni, uma mulher de voz poderosa na poesia latino-americana

    Hugo Jesús Correa Retamar
    e34975
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34975
  • O insólito como estratégia discursiva em “Oso Blanco”, de Mayra Santos-Febres

    Ana Lucia Trevisan, Luana Barossi
    e35039
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35039
  • Maria Firmina dos Reis: intérprete do Brasil

    Regia Agostinho da Silva, Raffaella Andréa Fernandez
    e35105
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35105
  • A trajetória de Rosa Maria Egipcíaca e o silenciamento cultural dos africanos no romance de Heloisa Maranhão

    Francine Vargas dos Santos Damasceno
    e35115
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35115
  • As rotas do desejo de Zulé: faces da sexualidade em Del rojo de su sombra, de Mayra Montero

    Renato Kerly Marques Silva
    e35053
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35053
  • Circulação da escrita de mulheres hispano-americanas no Brasil: uma crítica a partir da história da tradução

    Andrea Cristiane Kahmann
    e35145
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35145
  • Disputas epistemológicas e ecologia dos saberes em dois romances de autoria de mulheres no Brasil

    Aline Veingartner Fagundes
    e35133
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35133
  • Editora Mulheres, Zahidé Muzart e um caso relevante de edição de livros no Brasil

    Ana Elisa Ribeiro, Sérgio Karam
    e34581
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34581
  • Mulheres e literatura: vozes de reconhecimento, transgressão e identidade

    Daniela Rebeca Campos Atienzo, Maria Carolina de Godoy
    e34935
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34935
  • Una noción poética de la patria mexicana: Esther Tapia de Castellanos y la poesía nacionalista del siglo XIX

    Gabriela Sánchez Medina, Ariadna Alvarado López
    e35088
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35088