Memória por correspondência: as cartas da artista colombiana Emma Reyes na rememoração da infância
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.35138Palavras-chave:
Literatura colombiana. Memória por correspondência. Emma Reyes. Memória.Resumo
A partir da leitura do livro Memória por correspondência, de Emma Reyes, é possível conhecer a história de vida da artista colombiana, a qual se destaca, no presente artigo, como uma figura relevante no contexto de literatura escrita por mulheres na América Latina. Desse modo, com este trabalho, pretende-se discutir a respeito de algumas chaves de leitura presentes no conjunto de cartas de autoria de Emma, com base no aporte teórico de autores como Aleida Assmann (2011) e Paul Ricoeur (2007). Antes que se entre nos aspectos de análise, serão apresentadas informações a respeito do surgimento dessa obra, bem como dados biográficos da autora, de acordo com o respaldo do trabalho jornalístico de Diego Garzón (2016), a fim de que mais reflexões possam ser estabelecidas a partir desta breve proposta de estudo. Por fim, apresentam-se, como chaves de leitura, a memória cultural e a identidade, os espaços e as vozes que aparecemna narrativa, por meio das memórias.
Downloads
Referências
ÁNGEL, Ricardo Sánchez. Emma Reyes. Memorias por correspondencia. 2.
ed. Anuario colombiano de historia social y de la cultura, Bogotá, v. 40, n. 1, p. 359-361, 2013.
ARCINIEGAS, Germán. De Flora Tristán a Emma Reyes. In: REYES, Emma. Memória por correspondência. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 183-186. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n54a02
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. https://doi.org/10.1590/s0104-87752013000100017
BARNADAS, Joseph. A Igreja Católica na América espanhola colonial. In: BETHEL, Leslie (ed.). Historia de América Latina. São Paulo: EDUSP, 1997. v. 2, p. 185-207
BEZERRA, Elvia. Memória por correspondência: a fabulosa história de Emma Reyes. [S. l.], Instituto Moreira Salles.,2016. Disponível em: https://www.correioims.com.br/uncategorized/memoria-por-correspondencia-a-fabulosa-historia-de-emma-reyes-por-elvia-bezerra/. Acesso em: 20 jul. 2019. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n54a02
BOTERO, Ángela Uribe. Palabrerío y empatía. Sobre Memoria por correspondencia de Emma Reyes. Estudios de Filosofía, Medellín, n. 54, p. 9-22, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.phppid=S012136282016000200009&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 20 jul. 2019. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n54a02
BONNETT, Piedad. Prólogo. In: REYES, Emma. Memória por correspondência. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
CHIAPPE, Doménico. Cartas para levantar la voz. Boletín Cultural y Bibliográfico, [S. l.], v. 51, n. 93, p. 116-117, jan. 2017.
DIREITINHO, José Riço. A incrível e triste história de Emma Reyes e das freiras desalmadas. Ípsilon, [Portugal], p. [1-4], 11 maio 2017. Disponível em: https://www.publico.pt/2017/ 11/05/ culturaipsilon/noticia/a-incrivel-e-triste-historia-de-emma-reys-e-das-freiras-desalmadas-1788605. Acesso em: 29 jul. 2019.
GARZÓN, Diego. O que aconteceu com Emma Reyes? In: REYES, Emma. Memória por correspondência. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 187-210. https://doi.org/10.17533/udea.ef.n54a02
PREMIO NACIONAL DE PERIODISMO SIMÓN BOLÍVAR. Ganadores por categoría: crónica y reportaje. 2013. Disponível em: https://premiosimonbolivar.com/ganadores.php? cod= 1$$-1$$-qm4nNEHfto-2qtpHLMCVDwz 0f2yXG3C6fwm&edicion=1$$-1$$-qm4nNEHfZmXaJm98wAU5wqK92yXG3C6fwm. Acesso em: 20 jul. 2019.
REYES, Emma. Memória por correspondência. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução de Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.