Alfonsina Storni, uma mulher de voz poderosa na poesia latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1.34975Palavras-chave:
Literatura latino-americana. Mulher. Gênero. Poesia. Alfonsina Storni.Resumo
Este trabalho, que integra um estudo mais amplo sobre a obra de Alfonsina Storni (RETAMAR, 2004), busca evidenciar a denúncia presente em seus versos sobre o silenciamento sofrido pela mulher latino-americana de princípios do século XX. Para tal, foram selecionados 14 poemas pertencentes à Antología Poética (STORNI, 1956) organizada pela autora. A seleção teve como critério os poemas que demonstravam, mais nitidamente, o engajamento da poeta contra a injustiça social vivenciada pelas mulheres de sua época. A análise se fundamenta no estudo de cada poema, na sua relação com o conjunto da obra e com a biografia da poeta. Também foi levada em conta a fortuna crítica sobre Storni. A análise demonstra que a obra de Alfonsina, além de contextualizar socioculturalmente o papel da mulher latino-americana de sua época, reivindica a liberdade para essa mulher ao demonstrar a hipocrisia da sociedade patriarcal que a condena e a silencia. Portanto, o presente estudo entende que a recuperação da obra de Storni é fundamental para os estudos contemporâneos, não apenas sobre gênero, mas sobre história, literatura e sociedade do século XX, pois promove um olhar crítico e propulsor de mudanças sociais em favor da igualdade entre mulheres e homens.
Downloads
Referências
CIRLOT, Juan Eduardo. Diccionario de símbolos. Barcelona: Labor, 1992.
ETCHENIQUE, Nira. Alfonsina Storni. Buenos Aires: La Mandrágora, 1958.
GIORDANO, Verónica. Vida, obra y muerte de Alfonsina Storni, Delmira Agustini y Ercília Cobra: la construcción de los derechos civiles. Cadernos Pagu, Campinas, n.32, p.331-364, Jan./Jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-83332009000100011 Acesso em: 15 jun. 2018.
LANDY, Marcia. The silente woman: towards a feminist critique. In: DIAMOND, Arlyn; EDWARDS, Lee (org.). The authority of experience: essays on feminist criticism. Amhrest: The University of Massachusetts Press, 1977. p. 16-27.
DE LA CRUZ, Sor Juana Inés [s.d]. Hombres necios que acusáis. Obras Clássicas de siempre: redondillas. Disponível em: http://bibliotecadigital.ilce.edu.mx/Colecciones/ObrasClasicas/_docs/Redondillas.pdf Acesso em: 15 jun. 2018. https://doi.org/10.2307/j.ctv5131bv.6
NAVARRO, Márcia Hoppe. Por uma voz autônoma: o papel da mulher na história e na ficção latino-americana contemporânea. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (org.). Rompendo o silêncio: gênero e Literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. p. 11-55. https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059
OROSCO, María Teresa. Alfonsina Storni. Buenos Aires: Imprenta de la Universidad, 1940. (Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Instituto de Literatura Argentina, Sección de Crítica, V. II, n. 4). https://doi.org/10.20319/pijss.2017.32.20152033
PERCAS, Helena. La poesía femenina argentina. Madrid: Ediciones Cultura Hispánica, 1958.
RETAMAR, Hugo Jesús Correa. Alfonsina y su mar. 2004. 72f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059
RETAMAR, Hugo Jesús Correa. Alfonsina Storni, Laura Restrepo e a palavra-arma, Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 32, p. 73-82, jun. 2006.
ROCHA, Nidicéia Aparecida. Discursividad social del texto femenino: el discurso literario aceptable. Gramma, Salvador, n. 4, p. 194-199, 2012.
ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio de la Locura. Madrid: Ediciones Mestas, 2004.
STORNI, Alfonsina. Antología Poética. Buenos Aires: Losada, 1956.
VASALLO, Jaqueline; CALLE, Leandro. Alfonsina Storni: literatura y feminismo en la Argentina de los años 20. Rosario: EDUVIM, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.