Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29112

Palavras-chave:

Protagonismo, Participação, Autonomia.

Resumo

No presente artigo, divulgamos o resultado de uma pesquisa que objetivou identificar e comparar as percepções que um grupo de professores em formação continuada e outro de estudantes têm acerca das dificuldades em se promover o protagonismo estudantil na escola. Como incentivo à reflexão, foi proposto que os sujeitos da pesquisa sugerissem caminhos que conduzissem processos de ensino e de aprendizagem ao desenvolvimento do protagonismo. As respostas obtidas foram analisadas a partir de Moraes e Galiazzi (2014). Os grupos investigados apontam que, tanto as dificuldades, quanto as soluções, recaem sobre a prática do professor, a atitude do aluno e a estrutura escolar. Os depoimentos nos permitiram reconhecer categorias que destacam o papel de um professor mediador, o qual possibilita a seus estudantes serem protagonistas de sua aprendizagem, por meio da escolha de estratégias específicas, contextualização de conteúdos e estabelecimento de vínculos com os mesmos. A análise das contribuições dos sujeitos da pesquisa nos encorajam a adotar uma prática reflexiva e que valorize o protagonismo intelectual do estudante.

 

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Biografia do Autor

Anelise Volkweiss, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Vanessa Mendes de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Volkweiss, A., Mendes de Lima, V., Ramos, M. G., & Ferraro, J. L. S. (2019). Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, 10(1), e29112. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29112

Edição

Seção

Artigos