Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções

Autores

  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cleoni Maria Barboza Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). É coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da rede UNIVERSITAS (http://pucrs.br/faced/pos/universitas - ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED) e da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS; Qualidade na Educação Superior. Coord. do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS. Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro do RISEU (Rede de Investigadores da Educação Superior México) Membro da AAIR (American Association of Institutional Research). Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC; bolsista produtividade 1 do CNPq. Participa de projetos nacionais INEP e internacionais IAU/UNESCO/CAPES/UTexas; CPLP: INNOVACESAL(UE). É professora aposentada da UFRGS. Atualmente é professora e diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária (700 p.) e o projeto da Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

CABRERA, A.; LA NASA. Práticas na sala de aula: a aprendizagem de 10 lições. In: AUDY, J.; MOROSINI, M. C. Inovação e qualidade da Educação Superior. Porto Alegre: Edipucrs/CAPES/CNPq/INEP, 2008. p. 44-74. Disponível em: vhttp://www.pucrs.br/edipucrs/inovacaoequalidade.pdf - Acesso em: 12 fev. 2014.

LOVITTS, B. E. Making the implicit explicit: creating performance expectations for the dissertation. Virginia: Stylus, 2007.

FERNANDES, C. M. B. Sala de aula universitária – ruptura, memória educativa, territorialidade – o desafio da construção pedagógica do conhecimento. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFRGS, Porto Alegre, 1999.

FERNANDES, C. M. B. Bases epistemológicas e pedagógicas da construção pedagógica do conhecimento. Texto de discussão na disciplina Metodologia do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. [mímeo]

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

MILLS, W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, [s/d].

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento: sua contribuição à ruptura de pré-conceitos. Revista de Educação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, 2015. [aceito para publicação]

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1988.

VYGOTSKY, L. Interaction between learning and development. In: Mind and Society. Harvard: University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154–164. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)