v. 45 n. 1 (2022): Volume Único

50 anos PPGEDU PUCRS

  • Apresentação dossiê – 50 anos do PPGEdu PUCRS

    Bettina Steren dos Santos, Edla Eggert, Marilia Costa Morosini
    e43992
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43992
  • Memórias da minha caminhada pelo mestrado e doutorado

    Sérgio Eduardo Mariucci
    e43979
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43979
  • Experiência pessoal-profissional Do saber e cuidar de si

    Paulo Fossatti
    e43980
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980
  • 50 Anos do PPG Educação da PUCRS Memórias, trajetórias e gratidão de uma aluna/professora

    Maria Isabel da Cunha, Bettina Steren dos Santos
    e43984
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43984
  • O perfume da formação

    Vera Lucia Felicetti
    e43989
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43989
  • Faciendo discimus A convergência do fazer e do aprender em programas de estudo no exterior

    Fernando Naiditch
    e43990
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43990
  • Permanência estudantil e sucesso acadêmico A voz dos atores

    Pricila Kohls-Santos
    e43977
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43977
  • Educação/PUCRS A pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico

    Maria Estela Dal Pai Franco, Marília Costa Morosini
    e43988
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43988
  • Pesquisa que desenvolve pessoas, contribui para a ciência e gera impacto na sociedade

    Manuir José Mentges
    e43982
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43982

Outros Temas

  • Experiências pedagógicas em mini-histórias

    Elaine Conte, Cristiele Borges dos Santos
    e41117
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117
  • A apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual

    Adriana Leite Limaverde Gomes, Artur Gomes de Morais
    e41334
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41334
  • Contextualização do ensino de língua portuguesa e literatura Uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia?

    Maria Patrícia de Oliveira Teles, Emanuel Moura Costa, Euvaldo de Sousa Costa Junior
    e41564
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41564
  • Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais

    Andréa Silva-Imbiriba, Irani Lauer Lellis, Núbia dos Santos Oliveira
    e33303
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303
  • O direito à educação aos privados de liberdade no Brasil e o papel do FUNPEN no seu financiamento

    Fabrício Aarão Freire Carvalho, Maria do Socorro da Costa Coelho, Pablo Aguiar Castro Batista
    e33887
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33887
  • Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná Aspectos formativos (1960-1967)

    Sergio Roberto Chaves Junior
    e34136
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136
  • Reflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários

    Karen Graziela Weber Machado, Adriana Justin Cerveira Kampff, Camila de Barros Rodenbusch
    e37005
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37005
  • “Eu adoro é esse cacto aqui” Devires de imagens, de matemática(s) e de pesquisa

    Amanda Silva de Medeiros, Aparecida Santana de Souza Chiari
    e36541
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36541
  • “Sigo procurando quem eu sou, sou o que quero ser!” Narrativas profissionais de Stella

    Rosana Maria Martins, Rosa Maria Moraes Anunciato
    e34441
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34441
  • Desenvolvimento de competências

    Luciano Trentin, Valéria Becher Trentin
    e34205
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34205
  • “A gente quer inteiro e não pela metade” Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira

    Clóvis Trezzi, Evaldo Luis Pauly, João Virgílio Tagliavini
    e34535
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34535
  • Inteligência Emocional Percebida e Desempenho Acadêmico em Educação Física de Adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, Brasil

    Juan Antonio García Herrero, Maria Vaquero-Diego, Maria Botey Fullat, Samuel Molina Schnorr
    e39449
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39449
  • Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação Uma revisão sistemática

    Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Verônica Morais Ximenes
    e42298
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42298
  • Preparar para adotar? Reflexões a respeito da orientação de famílias na prática da adoção

    Lívia Anicet Zanini, Adriana Marcondes Machado
    e33320
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33320
  • O sentido geral da escola e o particular do estudante Uma soma de diferenças

    Eanes dos Santos Correia, Veleida Anahi Da Silva, Willdson Robson Silva do Nascimento
    e36535
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36535
  • Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa Correspondências encontradas

    Lucimara Beatriz Garcia, Ana Carolina Brandão Verissimo, Tanise Brandão Bussmann, André Luís Silva da Silva
    e37789
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37789
  • Relação entre teorias de aprendizagem e teorias de educação exemplificada pela tecnologia educacional da pesquisa investigativa

    Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Olavo Leopoldino da Silva Filho, Antony Marco Mota Polito, Cleonice de Ávila Carvalho
    e38133
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38133
  • Cultura do silêncio e educação libertadora Aportes freirianos

    Daniele Cariolano da Silva, Jacques Therrien
    e38533
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38533
  • Processos de autorreflexão sobre a prática docente no contexto do ensino superior

    Ana Paula de Andrade Janz Elias, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Cassia Messias Pons Ayres
    e35266
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.35266
  • Educadoras na educação infantil Intersecções do trabalho de educação-cuidado

    Andrea Gabriela Ferrari, Marcela Graef do Couto, Júlia Avila Kessler, Milena da Rosa Silva
    e41780
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41780
  • Currículo para a educação de primeira infância Indicativos de internacionalização

    Juares da Silva Thiesen, Zenilde Durli
    e37021
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37021
  • Abordagem das capacitações (capabilities), desenvolvimento humano e educação

    Regiano Bregalda, Junior Bufon Centenaro, Neuro José Zambam
    e37058
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37058
  • O ensino religioso na educação integral Contribuições metodológicas

    Taciana Brasil
    e38054
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054
  • A relação entre o neoliberalismo e o paradigma da qualidade da educação

    Ana Paula de Souza Santos, Raquel Nagase, Maria Luisa Furlan Costa
    e39548
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39548
  • Coordenar os tempos e espaços do trabalho pedagógico remoto, em contexto disruptivo

    Natália Queiroz de Oliveira Souto, Fabrícia Teixeira Borges
    e42009
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42009
  • Escolas cívico-militares Estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro

    Anderson dos Anjos Pena de Carvalho, Clarice Zientarski, Hildemar Luiz Rech
    e36739
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36739