O perfume da formação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43989Palavras-chave:
educação superior, formação doutoral, saberes docentes, egressoResumo
Este texto contempla aspectos relativos à formação doutoral e os resultados dela decorrentes. Configuro essa formação associada aos saberes conquistados enquanto doutoranda, forjados nos saberes disciplinares e curriculares inerentes a esta formação; forjados com os saberes profissionais e os saberes experienciais (re)construídos enquanto professora na educação básica e estudante no doutorado. A formação conquistada como pesquisadora teve um olhar para o estudante em suas diferentes dimensões, com destaque para o percurso formativo, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem e os resultados dessa formação enquanto egresso.
Downloads
Referências
Astin, A. W., & Holland, J. L. (1961). The environmental assessment technique: A way to measure college environments. Journal of Educational Psychology, 52, 308-316. DOI: https://doi.org/10.1037/h0040137
Astin, A. W. (1975). Preventing Students from Dropping out. Jossey-Bass.
Astin, A. W. (1977). Four Critical Years. Effects of College on Beliefs, Attitudes, and Knowledge. Jossey-Bass.
Astin, A. W. (1984). Student involvement: A development theory for higher education. Journal of College Student Personnel, 25(2), 297-308.
Astin, A. W. (1985). Achieving Educational Excellence: A Critical Assessment of Priorities and practices in Higher Education. Jossey-Bass.
Astin, A. W. (1993). Assessment For Excellence: The Philosophy And Practice Of Assessment And Evaluation In Higher Education. American Council on Education Oryx Press Series on Higher Education.
Fleuri, R. M. (Org.). (2003). Educação Intercultural: mediações necessárias. DP&A. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200003
Brasil (2017). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Ministério da Educação.
Felicetti, V. L. (2018). Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência. Educação em Revista, 34(67). https://doi.org/10.1590/0104-4060.50589 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.50589
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional (17. ed.). Editora Vozes. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
Valle, I. (2006). Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 87(216), 178-187. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.