Educação e globalização na escola a partir da interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46341

Palavras-chave:

Educação, Globalização, Interdisciplinaridade

Resumo

A formação de cidadãos globais no contexto escolar é atualmente uma prioridade que, embora afetada pela multidimensionalidade das situações que afetam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes que frequentam as escolas oficiais do país. O artigo apresenta uma experiência desenvolvida em uma escola oficial do departamento de Atlântico Colômbia, onde a partir da implementação de um Projeto Interdisciplinar de Cidadania e Brincar Escolar (PINCEL), são marcados processos de inovação apoiados na interdisciplinaridade que promovem o desenvolvimento integral dos alunos a partir de a vivência dos valores cidadãos e da consciência ambiental. A metodologia lúdica, experiencial e interativa das ações desenvolvidas no contexto do projeto facilita a concretização de múltiplos cenários de experiência cidadã. Os resultados da experiência mostram a contribuição para a melhoria contínua dos processos educativos e da ação pedagógica em contexto, favorecendo a coesão social, a solidariedade, a convivência e uma visão prospectiva do trabalho do professor, focada no bem-estar dos alunos. dos valores cidadãos e da conscientização quanto ao cuidado e preservação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Adriana del Rosario Pineda Robayo, Universidade Del Atlantico, Barranquilla, Colômbia.

Doutora em Ciências da Educação, mestre em Educação e Cognição e docente no Programa de Pós-graduação em Neuropedagogia da Universidade Del Atlantico – Colômbia.

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, Brasil.

Doutora em Educação, mestre em Educação em Ciências e Matemática e docente no Programa de Pósgraduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco – Brasil.

Vinícius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, Brasil.

Doutor em Filosofia, mestre em Educação e docente no Programa de Pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense – Brasil.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

del Rosario Pineda Robayo, A., Felicetti, V. L., & Bertoncini Vicenzi, V. (2024). Educação e globalização na escola a partir da interdisciplinaridade. Educação, 47(1), e46341. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46341

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional