Competências do pedagogo: uma perspectiva docente
Palavras-chave:
formação do pedagogo, metodologia compartilhada, competências e indicadores de qualidadeResumo
Este artigo tem como foco a identificação de competências e indicadores exigidos à formação de qualidade do pedagogo, a fim de que ele possa responder às necessidades que imperam no meio educacional e na sociedade. A partir de estudos do corpo docente da Faculdade de Educação da PUCRS e de um professor visitante, Dr. Alberto Cabrera, a pesquisa teve como metodologia basilar grupos focais de docentes. Considerando que o Estado Brasileiro regula, avalia e supervisiona os cursos de graduação, partiu-se do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Conselho Nacional de Educação – CNE, para os cursos de Pedagogia, e, em nível institucional, do Projeto Político Pedagógico – PPP – do curso de Pedagogia da PUCRS. Como resultado, foram identificadas cinco competências: conhecimento da área de atuação, ação didático-pedagógica, ação investigativa, gestão de processos educativos e exercício da cidadania. Nessa fase da pesquisa, merece destaque a metodologia utilizada, que imbrica o nacional com o local e a percepção dos docentes do curso sobre a legislação determinante, num processo de construção compartilhada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.