Educação/PUCRS
A pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43988Palavras-chave:
educação superior, pós-graduação no Brasil, PUCRS, ciência e tecnologiaResumo
O presente texto apresenta uma entrevista com Maria Estela Dal Pai Franco, a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela resgata pontos da trajetória nos anos iniciais da criação do programa. São também trazidas categorias que o campo teórico de gestão da educação superior sinaliza como basilares e presenciais nos movimentos no âmago da universidade e de suas relações ao longo de sua história. São igualmente ressaltados percursos e caracterizações das categorias em momentos diferenciados, abrangendo o interinstitucional, o nacional, o internacional, os grupos e as redes. O relato conclui que, nos diversos relacionamentos e na formação de grupos e redes de pesquisa, a PUCRS vislumbrou e agiu criando possibilidades que vieram a fortalecer os seus cursos de pós-graduação, em específico, o de Educação, mas também de outras áreas de conhecimento pela estrutura de cooperação e de compartilhamento de informações e apoio mútuo.
Downloads
Referências
Altbach, P. (2016). Global perspectives on higher education. Johns Hopkins University Press. DOI: https://doi.org/10.56021/9781421419268
Arendt, H. (1987). Homens em tempos sombrios. Companhia das Letras.
Bourdieu, P. (1983). O campo científico. In R. Ortiz (Org.), Bourdieu – Sociologia (pp. 122-155). Ática.
Campbell, R. F., Corbally, J. E., & Ramseyer, J. A. (1969). Introduction to Educational Administration. Allyn and Bacon.
Cres 2018. III Conferencia Regional de Educació n Superior para Amé rica latina y el Caribe (2018, Jun, 14). Declaració n. IESALC/Unesco. http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/315.pdf
Franco, M. E. D. P., & Longui, S. M. (2021). Gestão da educação superior. In M. Morosini (Org.), Enciclopédia brasileira de educação superior (vol. 1, pp. 239-390). EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1421
Franco, S. R. K., Franco, M. E. D. P., & Leite, D. B. C. (Orgs.). (2018). Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Có rdoba: novos olhares em contextos emergentes. EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1326
Franco, S. R. K. (2021) Políticas da educação superior. In M. Morosini (Org.), Enciclopédia brasileira de educação superior (vol. 1, pp. 171-237). EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1421/
Gewirtz, S., & Ball, S. J. (2011) Do modelo de gestão do bem-estar social ao novo gerencialismo. In S. J. Ball, & J. Mainardes (Orgs.), Políticas Educacionais- questões e dilemas (pp.193-221). Cortez.
Getzels, J. W., Limpham, J. M., & Campbell, R. F. (1968) Educational Administration as a Social Process: Theory, Research, Practice. Harper & Row.
Halpin, Andrew W. (1969). Theory and Research in Administration. Macmillan.
Morosini, M., & Dalla Corte, M. (2021) Internacionalização da Educação Superior. In M. Morosini (Org.), Enciclopédia brasileira de educação superior (vol. 1, pp. 35-170). EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1421
Morosini, M. (Org.). (2021) Enciclopédia brasileira de educação superior (vol. 1). EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1421
Morosini, M. (Org.). (2021). Enciclopédia brasileira de educação superior (vol. 2). EdiPUCRS. https://editora.pucrs.br/livro/1563/
Ramas, G. (1983). W. Mudanças educacionais na América Latina: situações e condições. Ed. Universidade Federal do Ceará.
Sander, B. (2007). Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Liber Livro.
Slaughter, S., & Roades, G. (2004). Academic capitalism and the new economy. The John Hopkins University Press. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801879494
Soares, S. L. (2016). As Políticas Públicas, as Políticas Educacionais, a Avaliação e a Formação de Professores: Caminhos que se entrecruzam. In C. da Cunha, J. V. de Sousa, & M. A. da Silva (Orgs.), Investigação em política e gestão da educação: método, temas e olhares (pp. 93-113). Fino Traço.
Sousa, J. V. de. (2016) A pesquisa em política e gestão da educação: uma relação em permanente construção. In C. da Cunha, J. V. de Sousa, & M. A. da Silva (Orgs.), Investigação em política e gestão da educação: método, temas e olhares (pp. 15-22). Fino Traço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.