O sentido geral da escola e o particular do estudante
Uma soma de diferenças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36535Palavras-chave:
escola, estudantes, relação com o saber, sentidoResumo
Artigo bibliográfico que tem como objetivo desvelar as noções da Relação com o Saber de Bernard Charlot diante de dois objetos que se encontram no espectro da educação: a escola e o estudante. Tentaremos, também, fazer um delineamento dos elementos básicos que lhe compõe como desejo, sentido e mobilização, além de destacarmos sua origem epistemológica. A Relação com o Saber apresenta base psicanalítica lacaniana e tem como aporte teórico e prático problematizar, na educação, questões que envolvem os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, chegamos ao seguinte questionamento para o desvelamento deste trabalho: o sentido dos estudantes são os mesmos da escola em relação ao ensino e à aprendizagem? Chega-se à conclusão de que o sentido da escola, na figura do professor e o sentido do estudante são divergentes diante da figura do aprender escolar. E que ainda há ruídos na lógica simbólica do ensinar da escola que não faz sentido na lógica simbólica de aprendizagem do estudante.
Downloads
Referências
Bourdieu, P., & Passeron, C. (1975). A reprodução. Francisco Alves.
Charlot, B. (2005). Relação com o saber, formação com os professores e glogalização: questões para a educação de hoje. Artmed.
Charlot, B. (2000). Da Relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed.
Charlot, B. (2009). A Relação com Saber nos Meios Populares: uma Investigação nos Liceus Profissionais de Subúrbio (Catarina Matos, Trad.). Legis Editora
Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez.
Charlot, B. (out. 2016). Relação com o saber e as contradições do aprender na escola. Revista Ensino Interdisciplinar, 2(6),1-9.
Comenius, I. J. (2001). A Didática Magna (Introdução, notas e tradução de Joaquim Ferreira Gomes). Fundação Calouste Gulbenkian.
Correia, E. S. (2017). Corpo humano e ensino de ciências: o que faz sentido aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe). https://ri.ufs.br/wse?type=author&value=Correia%2C+Eanes+dos+Santos
Freire, P. (1996). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.
Goes, M., & Smolka, A. L. B. (1997). A Significação nos Espaços Educacionais: interação social e subjetivação. Papirus.
Oliveira, P. S. (2007). Introdução à Sociologia da Educação (3. ed.). Ática.
Safatle, V. (2018). Introdução a Jacques Lacan (4. ed.). Autêntica Editora.
Silva, V. A. da. (2009). Por que e para que aprender matemática? A relação com a matemática dos alunos de séries iniciais. Cortez.
Wallon, H. (2007). Henri Wallon: psicologia e educação. Edições Loyola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.