O ensino religioso na educação integral

Contribuições metodológicas

Autores

  • Taciana Brasil Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil; Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). http://orcid.org/0000-0002-5742-2429

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054

Palavras-chave:

educação integral, ensino religioso, base nacional comum curricular

Resumo

No Brasil, os princípios da educação integral têm se tornado um paradigma para as políticas educacionais e práticas escolares. Todos os conteúdos devem colaborar para que esse princípio seja levado a efeito. Existe, porém, um desafio em particular: o ensino religioso. Este conteúdo historicamente foi utilizado com interesses políticos para imposição da religião hegemônica. Porém, a Base Nacional Comum Curricular lhe confere uma nova possibilidade, em que é utilizado para reforçar a diversidade e a liberdade religiosa. Através de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo discute possibilidades para a colaboração deste novo modelo de ensino religioso em um contexto de educação integral.

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Biografia do Autor

Taciana Brasil, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil; Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER).

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Pedagoga, teóloga. Vice-diretora de Educação Básica do FONAPER (gestão 2020-2022).

     

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Brasil, T. (2022). O ensino religioso na educação integral: Contribuições metodológicas. Educação, 45(1), e38054. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054

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