Boas Práticas na Educação Linguística
Contribuições da Revista Bem Legal para a Formação de Professores de Línguas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.1.37746Palavras-chave:
formação de professores, educação linguística, práticasResumo
Inscrito no escopo da Linguística Aplicada, este artigo relata o processo de criação da revista Bem Legal e discute seu papel como um espaço formativo para professores de línguas pré e em serviço. Apresentamos o arcabouço teórico subjacente à publicação, fornecendo uma visão geral do desenvolvimento da revista desde seu início: objetivo, concepção e organização. Ao longo de uma análise quali/quantitativa das edições, abrangendo oito anos de publicações, de 2011 (ano de lançamento da revista) a 2019, fornecemos uma visão geral das publicações da Bem Legal. A análise corrobora a necessidade de espaços para os professores de língua compartilharem suas práticas e experiências pedagógicas e evidencia os benefícios que esses espaços trazem para agentes da educação linguística.
Downloads
Referências
Freire, P. (2005). Chapter 2. In P. Freire. Pedagogy of the oppressed (pp. 71-86). New York, NY: Continuum.
Garcez, P. de M., & Schlatter, M. (2017). Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística. In E. Mateus & J. R. A. https://doi.org/10.5151/978858039270801 Tonelli (Orgs.), Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas (pp. 13-36). São Paulo, SP: Blucher.
Kleiman, A. B., Vianna, C. A. D., & Grande, P. B. de. (2019). A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, 17(4), 724-742. https://doi.org/10.4013/cld.2019.174.04
Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, PT: EDUCA. Revista Bem Legal. (2011). Sobre a Revista. Avaiable at: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/sobre-a-revista. Accessed in: 10/04/2020.
Schlatter, M. (2009). O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, 7(1), 11-23. https://doi.org/10.4013/cld.2009.71.02
Welp, A. K. de S., Sarmento, S., & Kirsch, W. (2014). Entrevista com o Professor Fernando Hernandez. Revista Bem Legal, 4(2), 65-72.
Welp, A. K. de S., & Vial, A. P. S. (2016). Currículo com base em projetos pedagógicos: relato de uma experiência na educação superior. Revista Entrelinhas, 10(2), 230-254
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.