O corpo feminino e a educação
Relato de experiência pedagógica com base na leitura da poesia de Rupi Kaur
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40237Palavras-chave:
Experiência pedagógica, Corpo feminino, Poesia de autoria femininaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar que envolveu a discussão sobre o corpo feminino com base na leitura da poesia da autora indiana Rupi Kaur, com o estudo de poemas da obra Milk and honey, lançada no Brasil com o título Outros jeitos de usar a boca. A experiência ocorreu durante um encontro do projeto de extensão intitulado Clube de Leitura, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Viamão, que envolveu docentes, profissionais da área técnicas, bolsistas e demais estudantes. Selecionamos nove dos poemas lidos durante o encontro, abordando-os em quatro categorias de análise, identificadas tanto na roda de conversa como na leitura dos poemas selecionados, a saber: a) objetificação da mulher; b) diferença na educação de meninos e meninas; c) padronização e controle dos corpos; d) autoestima e empoderamento. O estudo revela a importância da leitura da literatura de autoria feminina e a urgência de discussões sobre o corpo da mulher na educação.
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