Modelagem Matemática: uma prática realizada com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.26859Palavras-chave:
Oficina, Anos iniciais, Modelagem matemática.Resumo
Este relato aborda as implicações de uma oficina desenvolvida no curso de formação continuada Tendências em Educação Matemática para os Anos Iniciais, promovido com um grupo de professoras dos anos iniciais. Especificamente, a temática explorada foi a Modelagem Matemática. Essa oficina foi realizada em dois encontros de duas horas cada um, e as práticas, planejadas e aplicadas nas turmas em que as docentes atuavam. A investigação inicial apontou que elas desconheciam a Modelagem Matemática, mas, após a oficina, passaram a utilizá-la no decorrer do ano. Ademais, enfatizaram que a oficina as motivou a utilizar essa metodologia por ser capaz de desenvolver a criatividade e a criticidade dos alunos.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n. 15, p. 5-23, 2001. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016.
______. Modelagem Matemática e a perspectiva sócio-crítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos. Anais... São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.
______. Mathematical modelling in classroom: a critical and discursive perspective. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 38, n. 3, p. 293-301, 2006.
______. As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem Modelagem Matemática. Acta Scientiae, v.10, n.1, p. 47-57, jan./jun. 2008.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S.; SCHIMITT, A. L. F. Mapeamento das pesquisas sobre Modelagem Matemática no cenário mundial: análise dos trabalhos apresentados no 14º Grupo de Estudo do Comitê Internacional de Educação Matemática Study Group, 14 -
ICMI. Dynamis (Blumenau), v. 13, p. 11-20, 2007.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.
MACHADO JÚNIOR, A. G. Modelagem Matemática no ensino aprendizagem: ação e resultados. 2005. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: <http://www.ufpa.br/npadc/gemm/documentos/docs/Doc_12.pdf. Acesso em: 23 jan. 2013.
McLONE, R. R. Mathematical modelling: the art of applying mathematics, in Mathematical Modelling. London: Butterwords, 1976.
SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema, Rio Claro, ano 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.