Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem
Abstract
O presente artigo objetivou analisar as influências dos docentes no processo de ensino e de aprendizagem de seus discentes, levando em consideração a importância da formação docente, as situações de mal/bem-estar docente, o papel do professor nos processos de construção do pensamento e da linguagem. Através de um estudo quanti-qualitativo, primeiramente através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Esteve, Jesus, Stobäus e Mosquera, Bakhtin e Vygotsky, e de uma análise de conteúdo, conforme Bardin, realizada no banco de dados da ANPEd nos anos de 2010 e 2011, no Grupo de Trabalho (GT) número 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita. Foi realizada leitura flutuante de todos os trabalhos publicados naqueles dois anos, sendo possível verificar uma diversidade de abordagens nos artigos publicados, tendo maior incidência as publicações referentes à leitura e à escrita. Acreditamos que os docentes devem ter maior perceptibilidade do importante papel que exercem, em especial nos processos de aquisição de leitura e escrita, que devem ser desenvolvidos por eles nas diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de práticas para melhor compreender e aprimorar os processos de pensamento e da palavra, seja falada, lida ou escrita.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.