Seleção de professores em instituições de ensino superior: colaborando com o estado do conhecimento (Capes 2011-2012)

Autores

  • Carolina Schaan Pessano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Claus Dieter Stobäus Universidade Autónoma de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21202

Palavras-chave:

seleção, seleção de professores, competências, ensino superior.

Resumo

Hoje em dia tem se falado muito sobre a importância das pessoas para ao sucesso das organizações. Paralelo a isso, estão sendo discutidos, nos mais variados meios e locais, os cuidados que as empresas devem ter para atrair e reter seus talentos. A partir disso, as organizações estão valorizando os seus processos de seleção de forma a buscar profissionais mais qualificados para atender as exigências do mercado atual. Esse tema tem sido também analisado no âmbito das instituições de ensino, onde a complexidade de algumas funções, neste caso a do professor, tem um impacto significativo na formação do indivíduo e da sociedade. Neste contexto, este artigo trata do estudo da produção científica sobre o processo de seleção de professores, com o objetivo de elaborar o “estado do conhecimento” sobre essa temática, identificando como ocorrem esses processos em instituições de ensino superior. O material coletado foi retirado do Banco de Teses da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, das Dissertações e Teses de 2011 e 2012, por ser o período disponível no momento da pesquisa. Como metodologia foi utilizada a busca a partir de uma breve leitura dos trabalhos publicados, considerando teses e dissertações, além da pesquisa bibliográfica e análise dos dados coletados. Esse artigo contempla uma breve contextualização sobre a seleção, bem como alguns conceitos e relações que esta atividade possui com outros fatores importantes das organizações. Ao final, estão apresentadas algumas considerações e conclusões a partir dos dados pesquisados, fazendo um convite para uma reflexão sobre a importância desse processo para a melhoria da qualidade de captação e formação desses profissionais, a partir das poucas produções científicas que envolvem essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Schaan Pessano, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

BERNARDINI, Isadora de Souza. Gestão de tutoria na Educação a Distância: o contexto dos processos focados nas pessoas. 2012. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses. Acesso em: 18 jul. 2015.

DELORS, Jacques. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GRILLO, Marlene C.; FREITAS, Ana Lúcia Souza de; GESSINGER, Maria Rosana; LIMA, Valderez Marina do Rosário. A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

HAZAFF Jr., Waldemar. Gestão eficiente em sala de aula: seis estudos em ciências sociais aplicadas. 2012. 167f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, Biblioteca Depositária: FEA/USP. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08082012-180540/en.php>. Acesso em: 18 jul. 2015.

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2006.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875 . Acesso em: 18 jul. 2015.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário. Brasília: INEP/RIES, 2006. Vol. 2.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto-PT: Editora Porto, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2016-04-18

Como Citar

Pessano, C. S., & Stobäus, C. D. (2016). Seleção de professores em instituições de ensino superior: colaborando com o estado do conhecimento (Capes 2011-2012). Educação Por Escrito, 7(1), 47–58. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21202

Edição

Seção

Artigos