A articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Giovana Fernanda Justino Bruschi Unisinos
  • Alam de Oliveira Casartelli PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28002

Palavras-chave:

Sinaes, Autoavaliação, Planejamento.

Resumo

Uma gestão consistente que proporcione qualidade e sustentabilidade nas Instituições de Educação Superior (IESs) é o que vem provocando debates no segmento educacional. A preocupação com resultados relativos ao Sinaes (Sistema Nacional Avaliação da Educação Superior), desenvolvidos pelo Ministério da Educação, é um dos pontos importantes desse processo. Uma das obrigações contidas no Sinaes é o estabelecimento da CPA (Comissão Própria de Avaliação), a qual tem a finalidade de conduzir as avaliações internas em uma IES. As autoavaliações têm papel fundamental no desenvolvimento e melhorias nas instituições e, dessa forma, merecem destaque se usadas de forma efetiva como insumos para o planejamento da organização. O presente estudo tem a finalidade de identificar como ocorre a articulação entre os resultados das autoavaliações e os processos de planejamento em IESs. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores e coordenadores responsáveis pela CPA e pelo Planejamento Estratégico ou PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional. As declarações dos entrevistados demonstraram que todos estão conscientes da importância de existir articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento. Contudo, não há relatos de uma metodologia, em nenhuma instituição, que determine um padrão de aplicação dessas atividades sincronizadas, ou seja, a articulação é feita conforme a necessidade, por meio da entrega de relatórios para a reitoria e aos coordenadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Fernanda Justino Bruschi, Unisinos

Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialização em Administração da Produção, Gestão da Qualidade, MBA em Gestão em Marketing e Graduação em Letras. Professora do MBA de Gestão de Pessoas e no MBA em Gerência Empresarial. Desenvolve estudos e pesquisas na área da Qualidade da Educação Superior, Comissão Própria de Avaliação e processos avaliativos de IES. Experiência em Redação e Revisão de Textos e Criação de Padrões, Material Didático ou Institucional. Atuação em Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior.

Alam de Oliveira Casartelli, PUC-RS

Possui Graduação em Administração de empresas, Mestrado em Gestão Empresarial e Doutorado em Comunicação Social. É Pró-Reitor de Adimnistração e Finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Administração, Gestão universitária, Educação e Marketing político. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Atua também como avaliador Institucional do MEC.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portaria nº 161, de 16 de abril de 2013. Designa composição da comissão para revisão dos instrumentos de avaliação institucional e de polo de apoio presencial na modalidade a distância e para escolas de governo, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – Sinaes. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 abr. 2013, Seção 2, p. 26.

______. Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Aprova, em extrato, os indicadores do instrumento de avaliação institucional externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sinaes. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 fev. 2014. Brasília, Seção 1, p. 5.

______. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.

______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 abr. 2004.

______. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 maio 2006, p. 6, c. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-

/2006/Decreto/D5773.htm>. Acesso em?

CATANI, Afrânio; OLIVEIRA, João Ferreira; DOURADO, Luiz Fernandes. A política de avaliação da educação superior no Brasil em questão. Avaliação – Revista da Avaliação Superior, Campinas, v. 6, n. 4, p. 7-26, dez. 2001.

CREUTZBERG, Marion; CASARTELLI, Alan. A autoavaliação e o planejamento da IES: como aproximar? Avaliação institucional em IES comunitárias. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014. p. 138-152. DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação – Revista da Avaliação Superior, Campinas; v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010.

______. Avaliação institucional. Marcos teóricos e políticos. 1995. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v01n01/v01n01a03.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2014.

______. Qualidade, Avaliação: do Sinaes a índices. Avaliação –

Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008.

FREITAS, Henrique; CUNHA, Raquel; MOSCAROLA, Jean. Aplicação de sistemas de software para auxílio na análise de conteúdo. Revista de Administração da USP, v. 32, n. 3, p. 97-109, 1997.

INSTITUTO NACIONAL de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ). Sinaes. Brasília, DF, Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-SINAES>. Acesso em: 11 jan. 2014.

KAPLAN, Robert; NORTON, David. A execução premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. edo. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

SCAGLIONE, Vera; Lúcia. COSTA, Marcelo. Avaliação da educação superior e a gestão universitária: padrões de qualidade definidos

pelas instituições de ensino superior, pelo MEC e pela sociedade, incluindo Enade, IDD, CPG e IGC. Congresso de Gestão Universitária, XI., “Gestão universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social”, Florianópolis, 2011.

SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

ZAINKO, Maria Amélia. Avaliação da educação superior no Brasil: processo de construção histórica. Avaliação – Revista da Avaliação Superior, Campinas, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 827-831, nov. 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Bruschi, G. F. J., & Casartelli, A. de O. (2017). A articulação entre a autoavaliação e os processos de planejamento em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul. Educação Por Escrito, 8(2), 171–188. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28002

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)