Didática, hermenêutica e pluralidade em educação

  • Altair Alberto Favero UPF
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande
Palavras-chave: hermenêutica, pluralidade educativa, didática

Resumo

A educação é algo imprescindível em toda e qualquer sociedade que atingiu certo grau de desenvolvimento. Entretanto, o que será conservado e transmitido para as futuras gerações e o que precisa ser mudado para acompanhar as transformações ocorridas na dinâmica da própria sociedade é algo profundamente problemático, que precisa ser compreendido e analisado cuidadosamente. O presente texto visa a refletir sobre o processo educativo numa perspectiva hermenêutica e sobre as decorrências didáticas que tal perspectiva possui num contexto de pluralidade educativa. Para tanto, inicia-se contextualizando a hermenêutica no cenário filosófico/educacional contemporâneo, descrevendo de que forma a hermenêutica filosófica de Gadamer pode se mostrar promissora para se pensar propostas alternativas que superem a visão instrumental de conhecimento e de educação caracterizada pela relação sujeito-objeto; num segundo ponto, indicam-se algumas tarefas da hermenêutica para projetar a educação num mundo plural; por fim, trata-se da didática numa perspectiva hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Favero, UPF
possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências sociais(1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, é professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto "As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia" (em andamento desde 2002) e o projeto "Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino" em andamento desde 2008. É lider do grupo de pesquisa GEPER - Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Racionalidade (Uniplac), é pesquisador do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (Pucrs) todos cadastrados no CNPq.
Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande
Doutorado em Educação pela Pucrs. Mestrado em Educação pela UFSM. Professora Adjunta. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2011-12-15
Como Citar
Favero, A. A., & Tauchen, G. (2011). Didática, hermenêutica e pluralidade em educação. Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9160