Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância

Autores

  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Magda F. Damiani Universidade Federal de Pelotas
  • Bento Selau Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259

Palavras-chave:

Intervenção. Consciência. Escrita. Pedagogia.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Castro, R. F. de, Damiani, M. F., & Selau, B. (2016). Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Educação, 39(4), s66-s75. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259

Edição

Seção

Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção