v. 39, n. esp. (supl.): Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção

Editorial

  • Editorial

    Andréia Mendes dos Santos, Marcio Pascoal Cassandre, Bento Selau
    s1-s2
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.26651

Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção

  • Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo

    Sara Fernandes Picheth, Marcio Pascoal Cassandre, Michel Jean Marie Thiollent
    s3-s13
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263
  • De experimentos controlados a intervenções formativas em estudos de agência: considerações metodológicas

    Anne Laitinen, Annalisa Sannino, Yrjö Engeström
    s14-s23
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24321
  • Uma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar

    Harry Daniels
    s24-s31
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319
  • Teoria do método e filosofia da prática de Vygotsky: implicações para metodologia trans/formativa

    Anna Stetsenko
    s32-s41
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385
  • Instituir a cooperação conflitante sobre a qualidade do trabalho

    Jean-Yves Bonnefond, Antoine Bonnemain, Flávio Fernandes Fontes, Yves Clot
    s42-s53
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24326
  • Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia

    Fernando González Rey, Daniel Magalhães Goulart, Marília dos Santos Bezerra
    s54-s65
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379
  • Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância

    Rafael Fonseca de Castro, Magda F. Damiani, Bento Selau
    s66-s75
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259

Tema livre

  • Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis

    Carla Giane Fonseca do Amaral, Luciana Gruppelli Loponte
    s76-s85
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431
  • Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão

    Adriane Knoblauch, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
    s86-s95
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420
  • Educação “pelas coisas”, princípio pedagógico no iluminismo de Rousseau

    Almir Paulo dos Santos
    s96-s105
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21898
  • O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais

    Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Alonso Bezerra de Carvalho
    s106-s113
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451
  • Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática

    Lisiane Alvim Saraiva-Junges, Adriana Wagner
    s114-s124
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333
  • A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto

    Soraia F. Dutra, Silvania S. Nascimento
    s125-s134
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994
  • Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim

    Sandra Mara Corazza
    s135-s144
    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591