Uma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319Palavras-chave:
Teoria da atividade. Aprendizagem. Aprendizagem expansiva.Resumo
Neste artigo, discutirei a teoria da atividade. Este grupo altamente influente de escrita é visto como uma retomada e uma extensão das ideias originais Vygotskianas na formação social da mente por A.N. Leontiev (1978) e seus colegas que inicialmente trabalharam como parte do grupo de Vygotsky em Moscou e partiram para um novo cenário com novas ênfases teóricas na Carcóvia. Em um nível muito geral de descrição, os teóricos da atividade procuram analisar o desenvolvimento da consciência dentro da atividade social prática. Sua preocupação é com os impactos psicológicos da atividade e as condições sociais e sistemas que são produzidos na e através de tal atividade. Abrirei este artigo esboçando algumas das distinções, das fissuras e divisões que se formaram na área desde que o corpo original de trabalho do início do século XX tornou-se extensamente disponível no ocidente. Em seguida, apresentarei um breve resumo da metodologia desenvolvida por Engeström e seus colegas em Helsinque. Concluirei o artigo descrevendo uma série de questões que estão presentes nos debates em curso.
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