v. 39, n. esp. (supl.): Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.26651
    Andréia Mendes dos Santos, Marcio Pascoal Cassandre, Bento Selau
    s1-s2

Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção

  • Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263
    Sara Fernandes Picheth, Marcio Pascoal Cassandre, Michel Jean Marie Thiollent
    s3-s13
  • De experimentos controlados a intervenções formativas em estudos de agência: considerações metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24321
    Anne Laitinen, Annalisa Sannino, Yrjö Engeström
    s14-s23
  • Uma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319
    Harry Daniels
    s24-s31
  • Teoria do método e filosofia da prática de Vygotsky: implicações para metodologia trans/formativa

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385
    Anna Stetsenko
    s32-s41
  • Instituir a cooperação conflitante sobre a qualidade do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24326
    Jean-Yves Bonnefond, Antoine Bonnemain, Flávio Fernandes Fontes, Yves Clot
    s42-s53
  • Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379
    Fernando González Rey, Daniel Magalhães Goulart, Marília dos Santos Bezerra
    s54-s65
  • Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259
    Rafael Fonseca de Castro, Magda F. Damiani, Bento Selau
    s66-s75

Tema livre

  • Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431
    Carla Giane Fonseca do Amaral, Luciana Gruppelli Loponte
    s76-s85
  • Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420
    Adriane Knoblauch, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
    s86-s95
  • Educação “pelas coisas”, princípio pedagógico no iluminismo de Rousseau

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21898
    Almir Paulo dos Santos
    s96-s105
  • O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451
    Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Alonso Bezerra de Carvalho
    s106-s113
  • Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333
    Lisiane Alvim Saraiva-Junges, Adriana Wagner
    s114-s124
  • A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994
    Soraia F. Dutra, Silvania S. Nascimento
    s125-s134
  • Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim

    DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591
    Sandra Mara Corazza
    s135-s144