Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379Palavras-chave:
Psicologia do desenvolvimento. Psicoterapia. Inclusão educacional. Assistência à saúde. Ação comunitária.Resumo
O presente artigo visa apresentar e discutir possibilidades de sistemas de ações profissionais a partir da teoria da subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica, de modo a avançar sobre temas e práticas historicamente ausentes na psicologia soviética. Para tanto, são discutidas ações profissionais em diferentes contextos, a saber, na psicoterapia, nas práticas escolares, na atuação em instituições de saúde e na comunidade. Essa proposta teórica implica uma concepção dialógica e não instrumental dos sistemas de ações profissionais e atribui uma forte importância à capacidade dos indivíduos e grupos de se posicionarem de forma ativa em seus diversos caminhos de vida, emergindo como sujeitos de suas próprias experiências. Nesse sentido, as práticas profissionais devem ser orientadas a favorecer o desenvolvimento humano, para além da resolução pontual de problemas específicos.
Downloads
Referências
BEZERRA, Marília Santos. Dificuldades de aprendizagem e subjetividade: Para além das representações hegemônicas do aprender. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
BLEICHMAR, Silvia. Conceptualización de catástrofe social: límites y encrucijadas. In: WAISBROT, D.; WIKINSKI, M.; SLUCKI, D.; TOPOROSI, S. (Org.). Clínica psicoanálitica ante las catástrofes sociales: la experiencia argentina. Buenos Aires: Paidos, 2003. p. 35-51.
DANIELS, Harry. Changing situations and motives. In: HEDEGAARD, M.; EDWARDS, A.; FLEER, M. (Org.). Motives in children development: cultural historical approaches. London: Cambridge University Press, 2012. p. 191-208.
FLEER, Marilyn. Conceptual play: foregrounding imagination and cognition during concept formation in early years education. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 12, n. 3, p. 224- 237, 2011. https://doi.org/10.2304/ciec.2011.12.3.224
FLEER, Marilyn. The development of motives in children´s play. In: HEDEGAARD, M.; EDWARDS, A.; FLEER, M. (Org.). Motives in children development: cultural historical approaches. London: Cambridge University Press, 2012. p. 79-96.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Relación entre la metodología, la teoría y la investigación empírica en el estudio de la personalidad. Journal de Psicología, v. 10, n. 6, p. 21-42, 1989.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicoterapia y Personalidad: algunas reflexiones. Revista Cubana de Psicología, v. VII, p. 117-127, 1990.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Personalidad, salud y modo de vida. México: UNAM Campus Iztacala, 1993.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo. EDUC, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Saúde e subjetividade: desafios para a investigação em psicologia da saúde. Universistas Psicológica, Brasilia, v. 1, n. 1, p. 25-44, 2000.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeto y subjetividad: una aproximación histórico-cultural. México: D. F. Editora Thomson, 2002.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Personalidade Saúde e Modo de Vida. São Paulo. Thomson, 2004.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicoterapia, subjetividade e pós modernidade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Advancing on the concept of sense: subjective and subjective configurations in human development. In: HEDEGAARD, M.; EDWARDS, A.; FLEER, M. (Org.). Motives in children development: cultural historical approaches. London: Cambridge University Press, 2012. p. 45-62.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Human motivation in question: discussing emotions, motives and subjectivity from a culturalhistorical standpoint. Journal for the Theory of Social Behavior, v. 45, n. 3, p. 1-18, 2014. https://doi.org/10.1111/ jtsb.12073
GOULART, Daniel Magalhães. Institucionalização, subjetividade e desenvolvimento humano: Abrindo caminhos entre educação e saúde mental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
GOULART, Daniel Magalhães. Clínica, subjetividade e educação: uma integração teórica alternativa para forjar uma ética do sujeito no campo da saúde mental. In: GONZÁLEZ REY, F.; BIZERRIL, J. (Org.). Saúde, cultura e subjetividade: uma referência interdisciplinary. Brasília: UniCEUB, 2015. p. 34-57.
HEDEGAARD, Mariane. The dynamic aspects in children´s learning and development. In: HEDEGAARD, M.; EDWARDS, A.; FLEER, M. (Org.). Motives in children development: cultural historical approaches. London: Cambridge University Press, 2012. p. 9-27.
LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Deyatelnosti, Soznaniye, Lischnosti [Atividade, consciência, personalidade]. Moscou: Politizdat, 1975.
MIASICHEV, V. N. Lischnost e nevrozy [A personalidade e a neurose]. Leningrado: Editora Universidade de Leningrado, 1960.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. La escuela como organización: sus possibilidades creativas y inovadoras. Revista Linhas Críticas, v. 1, n. 8, p. 45-56, 1999.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Inclusão escolar: desafios para o psicólogo. In: MITJÁNS MARTINEZ, A. (Org.). Psicologia Escolar e compromisso social. Campinas: Alínea, 2005, p. 105-127.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. La perspectiva históricocultural y la educación especial: contribuciones iniciales y desarrollos actuales. Actualidades Investigativas en Educación, v. 9, n. esp., p. 1-28, 2009.
MOLL, Luis. Only life educates: Immigrant families, the cultivation of bileteracy, and the mobility of knowledge. In: PORTES, P.; SALAS, S. (Org.). Vygotsky in the 21st century society: advances in cultural historical theory and praxis with non-dominant communities. New York: Peter Lang, 2011. p. 151-161.
PORTES, Pedro. Vygorsky´s significance in advancing counseling and psychoterapy. In: PORTES, P.; SALAS, S. (Orgs.). Vygotsky in the 21st century society. New York: Peter Lang, 2011, p. 113-130.
ROSSATO, Maristela. O movimento da subjetividade na superação das dificuldades de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
VASILYUK, Fedor. Coexperiencing psychoterapy as a psychotechnical system. Journal of Russian and East European Psychology, v. 52, n. 1, p. 1-58, 2015. https://doi.or g/10.1080/10610405.2015.1064721
YASNITSKY, Anton. Vygotsky circle during the decades of 1931-1934: Toward an integrative science of mind, brain and education. Tese (Doutorado) – Department of Curriculum, Teaching and Learning, University of Toronto, Toronto, 2009.
YASNITSKY, Anton. Revisionist revolution in Vygotskian science: toward cultural-historical Gestalt psychology. Journal of Russian and East European Psychology, v. 50, p. 3-15, 2012. https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405500400
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.