Metodologia de Sequências Didáticas e Projetos Interdisciplinares
Palavras-chave:
Pluridisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pesquisa, Situação-problema, Competências, HabilidadesResumo
A metodologia de Projetos Interdisciplinares organiza os diferentes conhecimentos a partir de um diálogo pluridisciplinar (na área) e interdisciplinar (entre as áreas). A metodologia de projetos é complexa, abrangente e sistêmica. Propõe a construção de competências e habilidades a partir de uma situação-problema mais restrita, sendo que a pesquisa é ferramenta fundamental. Tem a duração de, no mínimo, um trimestre. As soluções não são previsíveis no planejamento, no entanto, as ferramentas, necessárias para chegar às diferentes soluções são propostas com intencionalidade pedagógica. A Sequência Didática é uma metodologia que desenvolve situações didáticas articuladas de forma mais restrita que os projetos. Ela ocorre dentro de uma área do conhecimento promovendo o diálogo pluridisciplinar. A Sequência Didática deve partir de uma situação-problema que desencadeia o desenvolvimento de habilidades e competências. O trabalho desenvolvido por sequências didáticas deve também gerar produções individuais ou coletivas e implica algumas mudanças no cotidiano escolar, como: reorganização dos espaçotempos, planejamento por áreas do conhecimento, alinhamento do planejamento de professores e avaliação das produções.
Downloads
Referências
NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
PERRENOUD, Phillippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: Umbrasil, 2010.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de matemática e suas tecnologias e área de ciências da natureza e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.