Avaliação por habilidades e competências
Palavras-chave:
Avaliação, Competências acadêmicas, Competências tecnológicas, Competências éticas, estéticas e políticas, Habilidades, Avaliação nas áreas de conhecimento, Recuperação da aprendizagemResumo
A avaliação é um tema muito discutido e polêmico quando o assunto é a educação, o ensino e a aprendizagem; discutido porque sua literatura é vasta; e polêmico porque diferentes falhas ainda são encontradas neste processo, uma vez que, em muitos casos, a teoria é uma e a prática, outra. O artigo busca evidenciar que não há motivo algum mudar a metodologia, se não mudar o pensar/executar avaliativo. Sendo assim, é apresentada a importância de avaliar por habilidades e competências em um currículo que não valoriza exclusivamente as competências acadêmicas, mas, também, as competências tecnológicas, éticas, estéticas e políticas. Almeja-se, ainda, esclarecer como avaliar nas áreas do conhecimento, uma vez que a Matriz Marista é composta de quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática; e pretende, de igual forma, enfatizar a importância do Componente Curricular, não suprimindo um ao outro (área por componente ou componente por área). Retoma mais um tema discutido incessantemente: a recuperação da aprendizagem, e espera esclarecer o como realizá-la na lógica da avalição por habilidades e competências.
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Referências
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