Breve histórico da Revista

A Revista Caderno Marista de Educação é um periódico que surgiu da necessidade de promover a pesquisa e as boas práticas da pedagogia Marista. O periódico foi lançado em 2001 na província Marista Sul-Amazônica, sob responsabilidade da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista. Em 2014 e 2018, o periódico teve edições especiais, publicando estudos realizados pela equipe dos supervisores e assessores das áreas, metodologias referentes à reestruturação curricular e artigos desenvolvidos como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Curricular Marista, promovidos pela Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e pela PUCRS. Em 2023, a revista passa integrar o Marista Brasil, sob responsabilidade da Diretoria Socioeducacional e Evangelização em parceria com a PUCRS.

Foco e Escopo

A Revista Caderno Marista de Educação tem o objetivo de fomentar discussões sobre os processos educativos e de gestão escolar, produzir conhecimentos que ampliem a compreensão e a qualificação de tais processos, além de divulgar práticas exitosas relacionadas a temas da educação básica, tais como: formação de professores, currículo, ensino e aprendizagem, gestão escolar, dimensão pastoral, tecnologias educacionais, cultura da inclusão, metodologias e políticas educacionais, além de outras temáticas que envolvam espaços formais e não formais de ensino e de aprendizagem que tenham relação com a educação básica do Marista Brasil.

A Revista Caderno Marista de Educação aceita trabalhos inéditos em língua portuguesa, espanhola e inglesa, de estudantes e educadores vinculados Marista Brasil e Champagnat Global, além de autores externos, brasileiros e/ou estrangeiros em parceria com autores vinculados ao carisma Marista. Os gêneros aceitos para a revista são: artigos científicos, relatos de experiência, resenhas, ensaios acadêmicos e entrevistas. A característica de cada um dos tipos de trabalho está descrita na seção submissões.

Processo de Avaliação pelos Pares

Condições para submissão

A autoria dos trabalhos poderá ser de educadores e pesquisadores do Marista Brasil, Champagnat Global, e outras instituições, desde que em parceria com algum educador que tenha vínculo com o mantenedora. Caso se aplique, preencher e submeter a Declaração de Vínculo Organizacional. Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados. Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas. Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto. O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Periodicidade

Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Princípios de ética e boas práticas em publicação acadêmica

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista. Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Indexadores, diretórios e repositórios

• Área principal: Educação